Concerto de Advento e Natal fez vibrar colunas e mármores de São Vicente de Fora

Realizou-se neste dia 14 de Dezembro na Igreja de São Vicente de Fora um concerto de órgão protagonizado por João Vaz, num antecipado festejo de Natal.


A belíssima Igreja de São Vicente de Fora, ao Campo de Santa Clara em Lisboa, foi palco de um concerto de órgão, o quarto e último do Il Ciclo 2013.
A tarefa coube a João Vaz, organista português de reconhecido valor, que foi o intérprete de obras dos séculos XVII e XVIII de compositores de diferentes nacionalidades.

João Vaz demonstrou um virtuosismo notável em peças que pela sua complexidade harmónica e melódica exigem uma excelente técnica de execução.

No período barroco surge um desenvolvimento tonal, criando-se tons dissonantes nas escalas diatónicas e consequentes modulações na mesma peça musical, o que não era praticado por exemplo no período clássico.

As composições tornam-se mais ricas em ornamentação musical, desenvolvendo a notação musical, dotando de maior complexidade a performance musical, nomeadamente a instrumental.
Tal facto foi demonstrado à evidência no excelente concerto de hoje, 14 de Dezembro, com a execução por João Vaz das obras de Louis-Nicholas Clérambault, Domingos de São José, Diogo da Conceição, Bach, Claude Balbastre, Francisco de Arauxo.

Foi um programa bem escolhido para o encerramento de um ciclo, que termina desta forma de forma mejestosa, não defraudando o numeroso público que enchia a belíssima Igreja de São Vicente de Fora.

Subscreva a newsletter oturismo.pt
captcha 

Publicidade

Actualidade