O Club Med finalizou a transformação do seu portefólio de Resorts desde Abril de 2024 - 100% da capacidade é agora Premium ou Exclusive Collection.
Depois de atingir valores recorde nos primeiros semestres de 2023 e 2024, o Club Med, está a caminho de se tornar uma das marcas de férias mais desejadas a nível global. Com esta renovação reforça a sua posição no mercado, oferecendo uma "experiência única e sofisticada" aos seus clientes, através da renovação de um portefólio de resorts 100% classificados como Premium ou Exclusive Collection.
No primeiro semestre de 2024, a actividade do Club Med acelerou, especialmente no primeiro trimestre, em todas as áreas de negócio e alcançou um desempenho recorde. Este aumento é resultado do crescimento significativo de destinos de montanha e de longo curso, após uma forte recuperação em comparação com 2023.
A ADR (tarifa média diária) global registou um aumento de mais de 8% em comparação com o primeiro semestre de 2023.
O rendimento operacional dos resorts atingiu os 139 milhões de euros, o que representa um aumento de mais de 11% em comparação com o primeiro semestre de 2023. Todas as áreas geográficas melhoraram os seus rendimentos operacionais dos resorts.
Relactivamente às duas linhas de produto estratégicas:
→ Montanha
Durante o primeiro semestre de 2024, foi registado um aumento de mais de 22% no volume de negócios dos seus resorts em comparação com o mesmo período em 2023. O seu número de clientes aumentou em mais de 12%, e a tarifa média diária (ADR) aumentou mais de 8% em comparação com o mesmo período de 2023. Este crescimento "deve-se principalmente ao investimento significativo nos últimos anos para aprimorar o portefólio de estâncias de montanha", incluindo a abertura dos Alpes, no Canadá e no Japão. Além disso, "o investimento contínuo na internacionalização dos clientes contribui para uma oferta familiar única e sem falhas nas melhores estâncias de esqui de altitude do mundo".
→ Colecção Exclusiva
A carteira do Club Med Exclusive Collection registou um aumento de mais de 11% no Volume de Negócios e de mais de 5% no número de clientes em comparação com o mesmo período de 2023.
→ A atividade na Europa continuou a crescer:
O volume de negócios emitido a partir da Europa e de África ascendeu a 653 M€ e aumentou mais de 6% em comparação com o primeiro semestre de 2023, face ao recorde no primeiro trimestre para os destinos de Montanha e Longo Curso (Caraíbas e Sudeste Asiático principalmente). Apesar de um contexto desafiante "como o conflito em Israel e a guerra Rússia-Ucrânia, 310 mil clientes das unidades de negócio da Europa e África viajaram para o Club Med em todo o mundo".
Em Dezembro de 2023, o recém-inaugurado espaço La Rosière Exclusive Collection, localizado nos Alpes franceses e composto por 43 suítes inseridas no La Rosière Resort, contribuiu para a oferta de luxo e impulsionou o crescimento do volume de negócios na Europa.
No primeiro semestre de 2024, a França manteve-se como o maior mercado emissor a nível mundial do Club Med, com um volume de negócios de 330 milhões de euros e um aumento de mais de 8% em comparação com o primeiro semestre de 2023. Este valor "representa um terço do volume de negócios global".
O Club Med iniciou em 2004 a transformação do seu modelo de negócio para uma oferta de férias com tudo incluído de gama alta, glocal e experiencial, destinada a famílias e casais activos. Nos últimos 20 anos, o portefólio do Resort foi totalmente renovado, representando um trabalho coletivo sem precedentes na indústria hoteleira, com o encerramento de 85 Resorts, a abertura de mais de 50 Resorts excepcionais e a renovação de cerca de 20 Resorts.
Em 74 anos de história, o Club Med nunca teve um portefólio de Resorts tão incrível e sofisticado. Com o encerramento, em Março de 2024, do Club Med Arc Extreme e do Club Med Serre Chevalier (que serão renovados e melhorados), os últimos “três resorts Trident‘’, o Club Med conseguiu uma transformação: 100% da capacidade do Club Med pertencem à Premium ou Exclusive Collection.
→ Durante o primeiro semestre de 2024, o Club Med anunciou grandes renovações para reforçar o seu posicionamento:
Em Maio, o Club Med e o Grupo OMRAN - a autoridade executiva do Sultanato de Omã para o desenvolvimento do turismo de desenvolvimento turístico do Sultanato de Omã - anunciaram o projecto de construção do primeiro Club Med Resort na Península Arábica, sob um acordo de gestão. Situado na Península de Musandam,o resort estará a uma distância de duas horas do Aeroporto Internacional do Dubai e contará com ligações acessíveis. A construção do resort está prevista para 2026.
Em Julho de 2024, o Club Med abriu novos resorts e renovações para experiências de férias premium
Até 2026, o Club Med deverá abrir cinco novos Resorts, incluindo o Club Med Borneo, na Malásia (2025) e o primeiro Club Med Beach and Safari Resort, na África do Sul, perto de Durban (2026). Além disso, o Club planeia realizar mais de 16 extensões/renovações em Resorts existentes, enquanto analisa novas oportunidades de expansão, concentrando-se nas Caraíbas, Médio Oriente, Sudeste Asiático e em destinos de montanha em França e em todo o mundo.
O Presidente do Club Med, referiu: "O Club Med demonstrou novamente o sucesso e a relevância da sua estratégia para se tornar glocal e sofisticada, além da profunda transformação do seu modelo de negócio. Este semestre representa um ponto de viragem decisivo: a evolução para o mercado de luxo está agora concretizada, com todos os Resorts classificados de gama alta ou muito alta.”
Para Henri Giscard d'Estaing: "O nosso compromisso com o turismo sustentável está a ser reforçado na nossa iniciativa de expansão Happy to Care, em que o Club Med se compromete a atingir um nível ainda melhor na retribuição local e no desenvolvimento sustentável. ”
Jornalista