Évora Olive Hotel apela à escolha durante a Feira de São João

por: Joana Quintas
Évora Olive Hotel apela à escolha durante a Feira de São João
Evora Olive Hotel

A cidade de Évora é palco de uma das maiores feiras do Alentejo, a Feira de São João, que decorre até dia 30 de Junho e conta com mostras de artesanato, artes decorativas e showcookings.

Assim, para quem quer celebrar esta cultura e aproveitar as festividades, o Évora Olive Hotel é uma opção, situado no coração da histórica cidade de Évora, dentro das muralhas e cujo objectivo é manter viva a tradição e cultura alentejana e eborense.

O Évora Olive Hotel é uma homenagem à Oliveira e ao Azeite e vem revitalizar um histórico e icónico edifício da cidade – o Centro Comercial Eborim. António Gonçalves, Administrador do Grupo Art and Soul explica que o hotel foi Inspirado na temática do azeite, o hotel deseja dar a conhecer aos hóspedes e visitantes verdadeiros pedaços da cultura alentejana: os espaços culturais, os trajes, as paisagens, o azeite, a gastronomia, os vinhos, os símbolos da vida alentejana”.

Alguns dos elementos arquitetónicos do hotel fazem lembrar o processo artesanal da produção de azeite no seu interior: o pátio das oliveiras simula o olival onde se apanha a azeitona; a escadaria que se assume como protagonista central da recepção do hotel simula os fusos fundamentais na prensagem das azeitonas; a piscina interior representa os tanques de decantação e, além destes, existe ainda um espaço de exposição com peças antigas e mais recentes ligadas à produção e degustação do azeite.

Por fim, o restaurante Mercearia Eborim, é o culminar do processo, onde ocorre a degustação. Através do nome, o restaurante pretende reflectir a cultura de pequenas mercearias locais e a homenagem ao anterior edifício (Eborim) - marcos que são extremamente próximos de todos os eborenses. A Carta do restaurante assenta na cozinha alentejana e mediterrânica, baseada em produtos locais e regionais, com vinhos e azeites puramente alentejanos. Neste hotel, o foco é a criação de memórias  - não só visuais, como olfativas e gustativas. O hotel foi concebido para proporcionar uma experiência sensorial completa, onde o aroma e a essência do azeite são uma presença constante”, garante o administrador.

Pontos Turísticos Próximos

A localização privilegiada do Évora Olive Hotel permite aos visitantes explorar facilmente os encantos da cidade de Évora, Património Mundial da UNESCO, bem como algumas das atrações imperdíveis:

  • Templo Romano de Évora: Também conhecido como Templo de Diana, é uma das ruínas romanas mais bem preservadas da Península Ibérica.
  • Catedral de Évora: Um magnífico exemplo da arquitetura gótica, com vistas deslumbrantes da cidade a partir do terraço.
  • Capela dos Ossos: Uma capela singular decorada com ossos humanos, que oferece uma reflexão sobre a transitoriedade da vida.
  • Praça do Giraldo: O coração pulsante da cidade, rodeada por edifícios históricos e cafés charmosos.
  • Universidade de Évora: Fundada em 1559, é uma das mais antigas universidades de Portugal e um centro de cultura e conhecimento.

RIU Hotels & Resorts

Amsterdam City Card

Etihad Airways