Travel Trends 2024 revela crescimento turístico de Portugal no pós-pandemia

por: Inês Nunes
Travel Trends 2024 revela crescimento turístico de Portugal no pós-pandemia
O Turismo.PT

Aspecto em que o país só perde para a Grécia quase duplicou desde 2020.

O relatório Travel Trends 2024 deu conta de uma tendência que se tem vindo a verificar para o prolongamento de estadias a nível global, numa média de um dia a mais. Em Portugal, o crescimento registado é ainda superior, tendo-se passado de uma média de 3,5 dias, em 2020, para 6,1, em 2024, o que representa uma diferença de 2,6. À frente da nação lusitana, em termos de quantidade de tempo despendida por turistas nas suas viagens, encontra-se apenas a Grécia (6,8).

De acordo com a mesma fonte, esta crescente propensão foi impulsionada por dois aspectos principais – a subida do número de deslocações para destinos mais económicos (quanto mais barato for o local, mais longa será a estadia) e a preferência por climas mais quentes (por cada grau a mais de temperatura, mais se estenderá a passagem pelo país). Portugal é também um dos países onde o tráfego aéreo mais cresceu, comparativamente com 2019 (8%), ocupando o 3º lugar do ranking europeu e o 8º do global.

Os dados divulgados pelo estudo global do Mastercard Economics Institute revelaram ainda que Lisboa é o destino preferido de espanhóis (158%), franceses (73%) e britânicos (63%), durante os meses de Junho a Agosto de 2024. Faro também tem a preferência de castelhanos (53%) e o Porto é o principal destino para suíços e ingleses. Nas ilhas, o Funchal é mais procurado na Alemanha (53%) e Suíça (38%) e Ponta Delgada no Canadá (42%).

A análise levada a cabo – que teve em conta 74 mercados, com base em dados exclusivos de transacções, agregados e anonimizados – apontou para uma recuperação recorde do sector das viagens em 2024, apesar das oscilações das taxas de câmbio e das diferenças em termos do poder de compra.

Estes factores demonstram que o desejo de viajar se mantém forte como nunca. “Apesar disso, [os viajantes] são cada vez mais exigentes e, por isso, escolhem destinos que lhes oferecem valor e autenticidade. Esta experiência permite-lhes fazer render os seus orçamentos de modo a prolongarem as suas estadias e poderem desfrutar ao máximo das experiências e maravilhas de cada destino”, afirmou Natalia Lechmanova, Chief Economist Europe, Middle East & Africa, Mastercard Economics Institute.

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