O sector do turismo enfrentou um cenário desafiador no primeiro trimestre de 2024

por: Leonor Maltez

O sector de viagens e turismo registou uma queda nos negócios anunciados no primeiro trimestre de 2024.

O sector global de viagens e turismo enfrentou um cenário desafiador durante o primeiro trimestre de 2024, com o anúncio de 165 negócios, revelou um relatório da GlobalData, empresa especializada em dados e análises.

Esse número representa uma queda significativa de 14,9% em comparação com o mesmo período do ano anterior, quando foram anunciados 194 negócios. A análise aponta que o declínio foi impulsionado principalmente pela diminuição da actividade na América do Norte e na Europa, que juntas responderam por cerca de dois terços dos negócios anunciados globalmente.

A América do Norte registou uma queda de 26,2%, enquanto a Europa teve um declínio de 12,3% no volume de negócios durante o primeiro trimestre de 2024 em relação ao mesmo período de 2023. As regiões da América do Sul e Central e do Oriente Médio e África também experienciaram uma redução nas actividades comerciais, embora o volume de negócios na região da Ásia-Pacífico se tenha mantido estável.

Em termos de mercados específicos, os Estados Unidos, Reino Unido, China, França e Japão registaram quedas expressivas no volume de negócios, com reduções de 21,7%, 30%, 66,7%, 27,3% e 28,6%, respectivamente.

Uma análise mais aprofundada dos dados revelou que as actividades de fusões e aquisições (M&A) e financiamento de risco diminuíram 14,2% e 29,2%, respectivamente, durante o primeiro trimestre de 2024 em comparação com o mesmo período do ano anterior. No entanto, o número de negócios de private equity apresentou alguma melhoria neste trimestre.

RIU Hotels & Resorts

Amsterdam City Card

Etihad Airways