Páscoa 2024: Hotelaria Portuguesa prevê ocupação elevada

por: Leonor Maltez
Páscoa 2024: Hotelaria Portuguesa prevê ocupação elevada
O Turismo PT

Hotelaria prevê taxa de ocupação superior a 70% com destaque para o mercado nacional

A Associação da Hotelaria de Portugal (AHP) divulgou os resultados do Inquérito "Perspetivas Páscoa 2024", que revelaram uma visão promissora para o sector hoteleiro durante o período festivo.

Em comparação com o ano anterior, os resultados mostram uma expectativa positiva, especialmente no Algarve, onde 90% dos hoteleiros preveem um aumento no Preço Médio por Quarto (ADR) e 78% esperam uma melhor taxa de Ocupação (TO) durante o fim de semana da Páscoa. Nas férias escolares, 60% dos inquiridos estão otimistas em relação ao preço e TO.

O inquérito, conduzido entre os dias 08 a 17 de Março, contemplou dois períodos: o das férias escolares (23 de Março a 07 de Abril) e o fim de semana da Páscoa (28 a 31 de Março).

Durante as férias escolares, a taxa de reservas está actualmente em 56%, com um ADR médio de 135 euros e uma previsão de TO nacional de 73%. O Algarve lidera as reservas com 65%, seguido pela Grande Lisboa (61%) e Açores (57%). A TO mais alta é esperada na Grande Lisboa (79%), seguida pela Madeira (77%) e Algarve (76%).

Para o fim de semana da Páscoa, as reservas atingem os 57%, com um ADR médio de 141 euros e uma previsão de TO de 75%. A Grande Lisboa lidera as reservas (65%), seguida pelo Algarve (63%) e Centro (56%).

O mercado nacional destaca-se como principal para ambas as ocasiões, com 87% dos hoteleiros indicando-o como o mais relevante durante as férias escolares, e 88% para o fim de semana da Páscoa. Seguem-se o mercado espanhol, Reino Unido, Estados Unidos e Alemanha.

O canal de reserva mais utilizado para ambos os períodos é a Booking.com, seguida pelos websites próprios das unidades hoteleiras.

A Páscoa de 2024 promete ser um período de optimismo para a hotelaria portuguesa, com a perspectiva de uma forte presença do mercado nacional impulsionando

RIU Hotels & Resorts

Amsterdam City Card

Etihad Airways