A cadeia hoteliara RIU apresenta nova estratégia de sustentabilidade: Proudly Committed

por: António Manuel Teixeira
A cadeia hoteliara RIU apresenta nova estratégia de sustentabilidade: Proudly Committed
RIU Hotels

A Proudly Committed surge após uma profunda reflexão interna sobre o futuro da indústria hoteleira e o impacto que esta tem na comunidade, no ambiente e nos próprios funcionários.

Como resultado desta reflexão, a RIU decidiu empreender um processo de transformação para colocar a sustentabilidade no centro de todas as decisões da organização, com o objetcivo de garantir que o impacto da actividade da empresa é sempre o mais positivo possível, tanto na sociedade em que opera como nos seus ecossistemas.

Proudly Committed marca um antes e um depois para a RIU. Até hoje, a empresa orgulhava-se do seu empenho em oferecer um serviço de excelência aos seus clientes e em obter bons resultados. Agora, o desafio é manter o que foi alcançado até à data, mas com um compromisso acrescido para com as pessoas e o ambiente. A estratégia, elaborada com a sensatez e a contenção que caracterizam as operações da RIU, traça a rota para três anos, de 2024 a 2026, e estabelece objectivos ambiciosos, concretos e mensuráveis em cada um dos quatro pilares: Comunidade e Destinos Sustentáveis, Ambiente, Pessoas e Transparência.

 

Proudly Committed é, para além do nome da estratégia, o nome da campanha de comunicação que reflecte o entusiasmo com que a empresa encara este projecto. O título representa o compromisso da RIU de fazer as coisas de verdade, de cumprir o que anuncia e que tudo isso é motivo de orgulho para a empresa. Pode encontrar todos os pormenores da campanha aqui.

Uma das chaves para o sucesso da sua implementação é o envolvimento do órgão máximo da RIU Hotels & Resorts, o Conselho de Administração, no processo de tomada de decisões, bem como a criação de um Comité de Sustentabilidade composto por profissionais de diversas áreas da empresa. Este comité será responsável pela definição dos projectos para cada pilar e pelo acompanhamento para garantir que os objectivos são alcançados.

RIU Criancas c7678

O primeiro pilar, Destinos Comunitários e Sustentáveis, pretende continuar a contribuir para a prosperidade das comunidades onde a RIU opera e o objectivo para 2026 é que 100% dos destinos tenham um projecto de referência. O guia para o investimento social continuará a ser o Método RIU, um sistema que aplica uma metodologia académica para analisar a situação dos destinos, as suas necessidades e problemas, a fim de atribuir recursos onde são mais necessários e onde o impacto é mais claro e positivo para a comunidade. Guiado pela sensibilidade da família Riu, o foco deste pilar continuará a ser a protecção e a saúde das crianças.

Riu Comunidade 119e9

O segundo pilar é o Ambiente, que procura ter uma pegada mínima no ambiente. O objectivo é avançar para um modelo de negócio cada vez mais circular e ter um projecto emblemático de biodiversidade para cada destino. Nesta secção, destaca-se o plano de descarbonização, que visa levar a RIU à neutralidade. Graças aos projectos que já estão em curso, em 2023 conseguiu reduzir as emissões de CO2 em 27%. Além disso, a RIU está empenhada em projectos de protecção de espécies nativas, tais como os desenvolvidos com tartarugas e corais, e projectos de circularidade e redução de resíduos.

RIU Ambiente e0ff7

As pessoas constituem o terceiro pilar e visam promover o talento e a formação, colocando as pessoas no centro da empresa. A RIU quer continuar a promover oportunidades de carreira para as suas equipas, para que o seu trabalho possa servir de impulso para uma vida profissional e pessoal mais satisfatória.

E por fim, a Transparência é o pilar que servirá para verificar o cumprimento, nomeadamente através da certificação dos hotéis, sendo que o objectivo é que 100% da oferta da RIU seja certificada em sustentabilidade.

RIU Hotels & Resorts

Amsterdam City Card

Etihad Airways

Actualidade