Hoteleiros e especialistas em tecnologia unem forças para mitigar escassez de mão-de-obra no sector

por: Zita Ferreira Braga
Hoteleiros e especialistas em tecnologia unem forças para mitigar escassez de mão-de-obra no sector
Hoteis

Será nos dias 11 e 13 de Outubro, em Lisboa e Porto respetivamente, que hoteleiros e especialistas em tecnologia vão estar frente a frente com um objectivo: discutir formas de mitigar o atual desafio da falta de pessoal no sector

.

As “Hospitality Talks”, uma iniciativa conjunta da HiJiffy, RM hub, Climber RMS e OTA Insight, irão juntar cerca de uma centena de gestores hoteleiros com o objectivo de identificar os contextos em que a adoção de soluções tecnológicas e de revenue management poderá funcionar como forma de minorar a problemática que ameaça a sustentabilidade da indústria hoteleira.

As conclusões resultantes da iniciativa serão incluídas num plano estratégico, o qual será posteriormente disponibilizado aos diferentes stakeholders – desde players da indústria até decisores políticos – com o intuito de catalisar um compromisso conjunto no sentido de converter Portugal num exemplo de sucesso a nível a europeu.

O World Travel & Tourism Council (WTTC) e a European Travel Commission (ETC)  alertaram recentemente para o facto de a recuperação no sector do Turismo, particularmente da hoteleria, poder vir ser posta em causa dado existirem 1,2 milhões de vagas por preencher na União Europeia, pedindo ações urgentes para resolver esta “situação crítica”.

As duas entidades identificaram seis medidas que os governos e setor privado deverão implementar para solucionar este “problema urgente”, entre elas a adoção de “soluções tecnológicas e digitais inovadoras para melhorar as operações diária”.

Nesse sentido, seguindo o apelo do WTTC e da ETC, algumas das maiores referências em tecnologia hoteleira em Portugal - HiJiffy, RM hub, Climber RMS e OTA Insight - uniram esforços para, em conjunto com os gestores hoteleiros, encontrarem formas de mitigar a escassez de mão-de-obra no setor.

É fundamental esclarecer que a adoção de soluções tecnológicas não visa eliminar a componente humana, muito pelo contrário. O objetivo passa antes por automatizar tarefas repetitivas e de baixo valor acrescentado, maximizando a eficiência de processos, sublinha Tiago Araújo, CEO da HiJiffy.

A mesma mensagem é reforçada pelo CEO da RM Hub, Rudi Azevedo, que explica que “A tecnologia permite que as empresas possam inclusive ter acesso soluções como aquelas que a RM Hub disponibiliza, canalizando os seus esforços para as áreas operacionais, podendo desta forma direcionar o seu esforço para melhorar a experiência do cliente externo e interno”.

Os hoteleiros interessados em fazer parte das Hospitality Talks poderão formalizar a sua inscrição gratuita na edição de Lisboa, a qual terá lugar no dia 11 de Outubro,  através deste link.  Por sua vez, os interessados em participar na edição do Porto, a decorrer no dia 13 de Outubro, poderão fazê-lo gratuitamente através deste link.

Neste momento ainda existem vagas disponíveis, mas o evento será limitado a um número máximo de 50 participantes por edição de forma a assegurar um envolvimento ativo de todos os presentes.

“As ‘Hospitality Talks’ não é apenas mais uma iniciativa para tentar vender tecnologia aos hotéis. Trata-se antes de um momento colaborativo, pretendendo-se com esta iniciativa potenciar a criação de momentos de reflexão e partilha entre gestores hoteleiros e os especialistas em tecnologia”, avança João Gameiro, Sales Manager da Climber RMS, acrescentando queOs hoteleiros terão a chance de ouvir e, sobretudo, de serem ouvidos”.

Para além das conclusões resultantes dos diferentes painéis de discussão, os hoteleiros serão também chamados a participar num inquérito final. Todos os insights serão depois plasmados num documento que visa funcionar como um plano estratégico.

Com a iniciativa ‘Hospitality Talks’ procuramos trazer não só os dados e tendências mais relevantes e atuais do mercado hoteleiro, mas também partilhar dicas de como trabalhar com a falta de staff e manter uma estratégia de sucesso. Todo o setor passou e está a passar por um período de incertezas sobre estratégias a tomar pós-pandemia. A falta de staff é um dos maiores desafios e esperamos partilhar informações que os ajudarão a combater os desafios presentes, com soluções para manter uma estratégia ganhadora, salienta a finalizar Joanna Tomaszkiewicz, responsável da OTA Insight.

RIU Hotels & Resorts

Amsterdam City Card

Etihad Airways