Hoteleiros algarvios, desesperados, tentam reduzir o consumo de água

por: António Manuel Teixeira
Hoteleiros algarvios, desesperados, tentam reduzir o consumo de água
O Turismo.PT

Os hotéis do Algarve "estão a tentar por todos os meios" reduzir o consumo de água e regras de espaços verdes, sistemas redutores nas torneiras e sensibilização aos clientes, disse o presidente da maior associação regional do sector.

"Estamos a tentar por todos os meios, por um lado, garantir a operação e, por outro poupar água, com a implementação de diversas medidas sem comprometer a qualidade do serviço", referiu à Lusa o presidente da Associação dos Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve (AHETA).

De acordo com Hélder Martins, a situação de seca hidrológica "é uma grande preocupação" dos hoteleiros algarvios, o que motivou "já a redução de regas dos campos de golfe e dos espaços verdes, locais com grande consumo de água, bem como medidas de gestão das piscinas".

Além da redução dos consumos no exterior, os empresários avançaram também com campanhas de sensibilização, alertando os clientes para a importância da poupança de água nos banhos e da reutilização das toalhas.

"A sensibilização passa por fechar a torneira, não colocar a toalha cada vez que toma banho, ou que lava as mãos, para a cesta para ser lavada, medidas que representam poupanças significativas, não só de energia, como de água", notou.

O presidente da Associação adiantou que a maioria das unidades turísticas "colocou já redutores nas torneiras, equipamentos que funcionam através de um sistema de ar e que dá mais pressão à água, reduzindo o seu caudal".

"No fundo estamos a fazer tudo o que for possível para que, sem comprometer a qualidade do destino, se gaste o mínimo de água", sublinhou.

O também empresário adiantou que implementou na unidade hoteleira de que é proprietário "o sistema de mudança de toalhas de dois em dois dias", medida que não mereceu qualquer reclamação, referiu.

"Fizemos uma informação interna aos turistas a justificar a medida com a situação da falta de água, e todos têm sido sensíveis ao problema, não havendo quaisquer reclamações até ao momento", frisou.

Hélder Martins adiantou que a gestão da água nas unidades hoteleiras do Algarve começou a ser feita ainda antes da reunião do dia 22 de Julho da Comissão Permanente de Prevenção, Monitorização e Acompanhamento dos Efeitos da Seca (CPPMAES).

"A redução do consumo de água no turismo tinha sido acordada entre a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) e um conjunto de empresários do sector", destacou.

Hélder Martins adiantou que a redução e uma gestão coerente da água "é de todo o interesse dos empresários" numa de garantir a qualidade do turismo, "uma vez que se não chover e não forem repostos os níveis de armazenamento nas barragens, a operação poderá ser posta em causa".

"Vamos esperar que a natureza seja benéfica connosco e tenhamos um bom ano hídrico, porque, caso contrário, perspectiva-se um futuro incerto para todos", concluiu.

O Governo aprovou no dia 22 de Julho novas medidas de combate à seca, que contemplam redução de consumos em empreendimentos turísticos no Algarve e obras em albufeiras em Trás-os-Montes, segundo anunciaram os ministros do Ambiente e da Agricultura.
Lusa/O Turismo.PT

RIU Hotels & Resorts

Amsterdam City Card

Etihad Airways

Actualidade