Solar do Vinho do Porto, uma unidade de luxo para, conhecer o identitário Vinho do Porto

por: Guilherme Santos
Solar do Vinho do Porto, uma unidade de luxo para, conhecer o identitário Vinho do Porto
Divulgação

O Solar do Vinho do Porto, em Lisboa, apresenta-se agora renovado e recomenda-se a todos os que querem saber tudo sobre o vinhedo mais identitário do País.

Situado no novo Palácio de Ludovice Wine Experience Hotel, uma charmosa unidade hoteleira de luxo, onde o vinho e todo o fascinante mundo que o rodeia é um elemento presente em cada recanto.

O presidente do Instituto dos Vinhos do Douro e Porto afirma, em comunicado,: “Este é mais um vector de promoção do vinho do Porto, mas também dos vinhos do Douro, onde é possível provar e adquirir todas as categorias de vinho da Região Demarcada, num ambiente de grande glamour e propício a conhecer mais sobre uma região onde o vinho tem papel preponderante”.

O Solar fica estrategicamente colocado numa zona nobre da cidade de Lisboa, entre locais de grande movimento, como o Chiado, o Bairro Alto e o Príncipe Real, com uma vista panorâmica do Miradouro de São Pedro de Alcântara e do icónico Elevador da Glória.

A renovação conta com a intervenção do prestigiado arquiteto Miguel Câncio Martins, autor de projectos tão bem sucedidos como o Buddha Bar em Paris, ou o Opium, em Londres.

A oferta do espaço, numa parceria com o charmoso Palácio de Ludovice Wine Experience Hotel, inclui provas comentadas e harmonizadas com as mais diferentes iguarias, para fomentar a ideia que o vinho do Porto goza de polivalência de consumo e não tem de estar só associado a momentos festivos.

Importante reter que estas experiências carecem de marcação prévia!. São 150 as marcas que estão presentes no Solar do Vinho do Porto em Lisboa, mostrando toda a diversidade de produção na região e os diferentes perfis ditados pelos diferentes terroirs de cada sub-região que constitui a Região Demarcada do Douro.

Para que a experiência possa ser usufruída em toda a sua plenitude, pessoas devidamente formadas darão dicas sobre como melhor servir o vinho, seja no copo a utilizar, seja na temperatura ideal a que o vinho deve ser provado. Gilberto Igrejas acrescenta: “Temos vindo a desenvolver um trabalho tendente a alargar os momentos de consumo do vinho do Porto e a conquistar públicos que tradicionalmente não são consumidores do produto”.

Um pormenor histórico é que o Palácio de Ludovice data de 1747, ano da sua conclusão pelo arquitecto alemão João Frederico Ludwig, e alberga o Solar do Vinho do Porto em Lisboa desde 19 de Fevereiro de 1946.

Poderá usufruir desta experiência o mais iniciante ao mais profissional de segunda a sexta-feira, das 11:00 às 19:00.

RIU Hotels & Resorts

Artigo de Opinião

Subscreva a newsletter oturismo.pt
captcha 

Actualidade