Vai nascer um hotel de luxo no centro de Vila Nova de Gaia

por: Zita Ferreira Braga
Vai nascer um hotel de luxo no centro de Vila Nova de Gaia
Divulgação

O grupo SANA Hotels , constrói no de Vila Nova de Gaia “um hotel de luxo de cinco estrelas”, o que significará a criação de cerca de 100 postos de trabalho, disse o presidente da câmara.


O hotel ficará na Rua Camões, perto da Praceta Salvador Caetano e da Avenida da República, bem no centro de Vila Nova de Gaia, no distrito do Porto.


Trata-se de um hotel com salas de congressos da “classe de ouro” “do grupo SANA” que projectava para o local uma torre com um investimento de 30 milhões, mas foi “amputado”, disse esta tarde Eduardo Vítor Rodrigues.


“Tinham uma expectativa muito elevada de intervenção, mas tiveram de refazer o projecto porque não aceitamos alguns pormenores, mas mantêm a intenção.
Aliás, comprometeram-se a, independentemente da evolução do mercado e da pandemia, a avançar”, explicou o presidente da câmara de Gaia aos jornalistas numa reunião de câmara que teve lugar por video conferência, uma imposição das restrições da COVID-19.


De acordo com o autarca, o grupo será obrigado a requalificar o quarteirão envolvente, pelo que o vice-presidente da câmara de Gaia, “que é adjunto do presidente para a área do planeamento urbanístico e política de solos, licenciamento urbanístico”, sugeriu a isenção a 100% de taxas municipais.

É um processo com mais de cinco anos e nunca desistiram. Vai gerar mais de 100 postos de trabalho directos, fora os indirectos.
Será um edifício emblemático à cota alta. Toda a zona será requalificada e o hotel será a alavanca dessa requalificação. Sugiro uma discriminação positiva aos 100%", disse Patrocínio Azevedo.

Inicialmente a proposta que foi a reunião camarária aludia a uma isenção de 50%. Entretanto,Eduardo Vítor Rodrigues recordou que pelo critério de empregabilidade, outros projectos como o "Mundo dos Vinhos" ou a "Quinta da Boeira", receberam isenções semelhantes, “mas quis certificar-se de que o grupo SANA Hotels se tinha comprometido, à semelhança de outros investidores, privilegiar as pessoas de Gaia na atribuição de empregos”.


A proposta de isenção total foi “aprovada por unanimidade”, não sem antes Cancela Moura, vereador do PSD, que é oposição ao executivo socialista, ter manifestado reservas lembrando o impacto urbanístico na zona.


“É um investimento brutal e de referência e competitivamente obtido para Vila Nova de Gaia”, disse Eduardo Vítor Rodrigues que, já no final da sessão, em declarações aos jornalistas lembrou que para projectos de alojamento local as isenções têm ido dos 50 aos 75%, enquanto “mega projectos desta envergadura que incluem empregabilidade pode ir aos 100%”.

(Human Resources Lusa)

RIU Hotels & Resorts

Amsterdam City Card

Etihad Airways