AHRESP e Turismo do Porto e Norte, uma parceria de apoio à recuperação das empresas

AHRESP e Turismo do Porto e Norte, uma parceria de apoio à recuperação das empresas
Divulgação

Foi assinado pela AHRESP e Turismo do Porto e Norte um protocolo de colaboração que tem como objectivo principal o PRE – Programa de Revitalização de Empresas entre os empresários da região do Porto e Norte.


O Turismo do Porto e Norte de Portugal e a AHRESP assinaram em Lisboa na sede da AHRESP, “um protocolo de colaboração” que pretende divulgar e promover o “PRE – Programa de Revitalização de Empresas entre os empresários da região do Porto e Norte de Portugal”.


Este programa é o resultado de uma parceria entre a AHRESP e a MONERIS, tendo como finalidade “disponibilizar um conjunto de ferramentas que mitiguem os efeitos nefastos da crise económica nas empresas, evitando o recurso judicial de insolvência”.

Com este programa, a AHRESP tenta evitar a “destruição parcial do tecido empresarial destas actividades económicas”, que parece ser o caminho inevitável para muitas empresas.


Carlos Moura, 1º vice-presidente da AHRESP, considera que “nesta altura, os maiores problemas que as empresas enfrentam são a queda abrupta do consumo e a necessidade de mais apoios à tesouraria. Os números dos nossos inquéritos apontam para que 41% das empresas da área da restauração correm o risco de insolver ”, refere aquele dirigente, que acrescenta: “a AHRESP sempre esteve do lado das soluções para as empresas”, sendo o PRE uma dessas soluções. “As empresas têm de aguentar até à recuperação da crise pandémica”, sublinha.

Para Luis Pedro Martins, presidente do Turismo do Porto e Norte de Portugal “É função deste protocolo ajudar a diminuir o impacto da pandemia nestas empresas. É preciso que as empresas aguentem até os reforços chegarem - as vacinas, por um lado, e o reforço dos apoios do Governo, por outro”,  e o responsável pelo Turismo Porto e Norte considera ainda que “o que não pode acontecer é voltarmos a ter turistas e não termos empresas nem trabalhadores para os receber”.

O PRE analisa a situação económica de cada empresa, apresentando um plano integrado que permita a sua viabilidade e soluções de revitalização, ao mesmo tempo que se pretende atingir a modernização das suas actividades, “evitando o seu encerramento e a destruição dos seus postos de trabalho”.

O programa desenrola-se ao longo das seguintes fases:

Fase 1 – Diagnóstico: Análise à situação actual da empresa e definição das principais linhas de acção a desenvolver para recuperar o negócio.


Fase 2 – Plano de Recuperação: Mediante o diagnóstico, a empresa tem a opção de avançar com a estruturação do plano de recuperação económico-financeiro, assim como das medidas e acções a concretizar.


Fase 3 - Modelo de Recuperação: Tal como para a Fase 2, também esta etapa é opcional. Aqui chegados, desenvolvem-se os modelos de implementação de cada uma das medidas desenhadas na fase anterior, beneficiando a empresa de um acompanhamento dedicado e especializado.


Este programa está disponível em todo o território nacional, continente e regiões autónomas, e abrange todas as empresas da restauração e bebidas e do alojamento turístico

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