Fundação Inatel não cumpre as regras da Direcção Geral de Saúde nos hoteis

Mesmo com selo "Clean & Safe" o Inatel Hotel da Praia, em Albufeira, não cumpre as normas da Direcção Geral de Saúde.

 

No Inatel Hotel da Praia e no Inatel Albufeira, são os clientes que se servem. Apenas têm de calçar um par de luvas, iguais às que existem nos postos de combustível, e servirem-se.

Para o director das unidades, "é mais prático ser assim, uma vez que evita criar filas e que os empregados percam tempo", referindo-se a "o cliente pede um alimento, mas depois quer outro, mas depois também já não o quer". Por esse motivo João Ramos afirmou ser "muito mais prático o cliente servir-se do que quer". Ao ser questionado sobre a ffacto de estar em incumprimento, respondeu "estamos a cumprir todas as regras da Direcção Geral de Saúde".

Apresentamos as regras sobre o selo, do Turismo Portugal, exposto na porta do hotel, assim como as regras da Direcção Geral da Saúde.

O selo "Clean & Safe" é atribuído pelo Turismo de Portugal às "empresas do sector do Turismo que cumpram as recomendações da Direcção-Geral da Saúde para evitar a contaminação dos espaços com o novo coronavírus", conforme informa no seu site.

Com esta iniciativa o Turismo de Portugal pretende "transmitir às empresas e profissionais informação sobre as medidas mínimas necessárias de distanciamento social, de higiene e limpeza dos estabelecimentos, mas sobretudo, promover Portugal como destino seguro", segundo a mesma fonte.

A Direcção Geral de Saúde, nas suas orientações afirma que "os clientes devem também considerar a utilização de máscara, evitar tocar em superfícies e objectos desnecessários e dar preferência ao pagamento electrónico". Explicando também que devem "reduzir a capacidade máxima do estabelecimento (incluindo balcão e esplanada), por forma a assegurar o distanciamento físico recomendado (dois metros) entre as pessoas nas instalações e garantir o cumprimento da legislação em vigor". Salienta que "a capacidade máxima de pessoas/serviço do estabelecimento deve estar afixada em documento próprio, visível para o público", assim como "dispor sempre que possível, as cadeiras e as mesas na diagonal por forma a garantir uma distância de pelo menos dois metros entre as pessoas".

E mais importante refere que os hotéis, ou equiparados, "os clientes têm de estar a dois metros do Buffet". Salientando que "os colaboradores atendem aos clientes para diminuir o manuseio de alimentos e são oferecidas porções individuais".

Que motivos existem para que as unidades hoteleiras tenham o selo "Safe & Clean", assim como o facto de terem as portas abertas?

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