Vila Galé abre (mais um) Collection Hotel em Elvas

por: Zita Ferreira Braga

Abriu portas em Elvas o Vila Galé Collection, o primeiro hotel a ser concluído ao abrigo do Programa Revive

 


Resultando da reabilitação do antigo Convento de São Paulo, o Vila Galé Collection Hotel, está no centro histórico de Elvas, classificado como património mundial pela UNESCO.

Com um investimento de nove milhões de euros, o Vila Galé Collection Hotel dispõe de 79 quartos, dois restaurantes, bar, piscina exterior, spa Satsanga com salas de massagens, jacuzzi, banho turco, sauna e piscina interior e ainda duas salas de reuniões, um salão de eventos e claustro, tendo gerado 43 postos de trabalho directos.

O Vila Galé Collection Elvas - Historic Hotel, Conference & Spa abre após a recuperação e reconversão do antigo convento de São Paulo.

Exemplo da arquitetura setecentista, o Convento de São Paulo começou a ser construído em 1679 e ficou concluído em 1721. Com a extinção das ordens religiosas em Portugal, foi, no decorrer dos anos tribunal militar, quartel e casa de reclusão. Desde 2004, desocupado,o seu estado de degradação era notório.

Localizado em pleno centro histórico da cidade alentejana, entre muralhas junto ao baluarte poente, este hotel de quatro estrelas tem como tema as fortificações militares portuguesas espalhadas pelo  

mundo. Trata-se de uma alusão à história e à configuração de Elvas, considerada a maior fortificação terrestre em baluarte do mundo. A decoração dos quartos e zonas comuns conta com imagens e objectos inspirados nesta temática. 

Paralelamente, foram feitas parcerias com entidades locais para expor algum do seu espólio com o objetivo de promover a região. Por exemplo, o Museu de Arte Contemporânea cedeu quadros e esculturas, está exposto um telégrafo do Museu Militar, bem como estátuas e crucifixos do Museu dos Cristos de Sousel.

Enquanto cidade-quartel fronteiriça, o centro histórico de Elvas e as suas muralhas foram classificados como Património Mundial pela UNESCO em 2012.

Há já alguns anos que nos dedicamos a reabilitar imóveis históricos que estavam degradados, dando-lhes uma nova utilização e uma nova vida. Com isso, queremos contribuir para manter a nossa história e valorizar o nosso património, porque o futuro do turismo e do país dependem disso, do que nos diferencia. Depois do Vila Galé Collection Palácio dos Arcos ou, mais recentemente, do Vila Galé Collection Braga, chegámos agora a Elvas, onde recuperámos o antigo Convento de São Paulo. É o primeiro projecto a abrir no âmbito do Revive, um programa ao qual aderimos desde o primeiro momento, precisamente devido à sua vertente de reabilitação de património”, explica Jorge Rebelo de Almeida, o presidente do grupo português Vila Galé.

A cerimónia de inauguração contou com a presença de elemtos do Governo em representação do Primeiro Ministro e de outras entidades sobretudo ligadas à Hotelaria e ao Turismo.

RIU Hotels & Resorts

Amsterdam City Card

Etihad Airways

Actualidade