A Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP), acaba de criar o “Checkup Hotel” que pretende seja um processo simplificado que ajude a classificação dos empreendimentos turísticos criando “oportunidades de melhoria nos diferentes sectores das unidades hoteleiras”.
A Checkup Hotel, segundo a Ahresp, “é um produto que incorpora dois serviços direccionados para a Hotelaria, as Auditorias de Classificação e Cliente Mistério”.
As “Auditorias de Classificação” obrigatórias de cinco em cinco anos após a abertura da unidade, ajudarão à revisão dos serviços antes da chegada das inspecções e das vistorias oficiais.
Atribuir a categoria a uma unidade depende do cumprimento “de determinados requisitos mínimos obrigatórios e de um conjunto de requisitos opcionais”.
A atribuição da categoria depende do cumprimento de determinados requisitos mínimos obrigatórios e de um conjunto de requisitos opcionais.
Deste modo será o conjunto de elementos determinados que irá ditar a estrela ou o posicionamento da unidade em apreço.
Relativamente ao “Cliente Mistério”, e do mesmo modo tendo como objectivo melhorar os serviços, a Ahresp define este serviço como um “serviço que utilizando metodologias próprias de avaliação em qualquer área específica do empreendimento turístico vai identificar os aspetos negativos encontrados em função dos objetivos previamente definidos pela gestão do empreendimento”.
“O CHECKUP Hotel surgiu para colmatar uma necessidade permanente que as empresas têm para se manterem em níveis de notoriedade e reconhecimento dos seus serviços condição indispensável para o sucesso dos negócios. Como resultado do crescimento do Turismo e do aumento da concorrência, os empresários têm cada vez mais necessidade de investir na qualidade do serviço prestado”, salienta Joaquim Ribeiro, Vice-Presidente da Ahresp.
E acrescentou “A AHRESP, com a sua experiência de longos anos e com uma equipa altamente qualificada em Alojamento, tem vindo a desenvolver serviços que respondam às exigências do mercado, como é o caso do Checkup Hotel”, afirmou a terminar aquele dirigente.