Justa Nobre galardoada com o Prémio Carreira do Mesa Marcada Cutipol

por: António Manuel Teixeira
Justa Nobre galardoada com o Prémio Carreira do Mesa Marcada Cutipol
Mesa Marcada

Como é hábito, o Prémio Especial Cutipol Carreira é o primeiro dos Prémios Mesa Marcada a ser anunciado, dará a conhecer os vencedores de todas as categorias.

Este ano, a distinção vai para Justa Nobre, uma das chefes mais emblemáticas do país. Com mais de 45 anos de actividade, e uma ligação marcante à cozinha portuguesa, Justa Nobre conquistou gerações de comensais e afirmou-se como uma referência na valorização dos sabores autênticos da sua região de origem, Trás-os-Montes, bem como do país. Se a crítica e uma clientela influente e exigente lhe deram fama e, nos últimos anos, a televisão a tornou uma figura pública, agora é a vez de Justa Nobre juntar a esse reconhecimento – e a outras comendas que foi recebendo ao longo da vida – o Prémio Especial Cutipol Carreira dos Prémios Mesa Marcada 2024, galardão que terá certamente um sabor especial por ser atribuído pelos seus pares.

A Chef publicou nas redes socais: "Estou profundamente emocionada e grata por ter sido distinguida com o Prémio Especial Cutipol Carreira 2024." Salientou: "significa muito mais do que um galardão - representa anos de dedicação, paixão e amor pela gastronomia portuguesa."

Justa Nobre agradeceu aos: "colegas e parceiros que votaram em mim, à Cutipol por reconhecer não apenas o meu trabalho, mas a viagem de toda uma vida dedicada à cozinha. Cada prato que criei, cada receita que desenvolvi, cada momento passado sempre teve como inspiração a riqueza da nossa cultura gastronómica."

A premiada dedicou o troféu a todos: "os que acreditaram em mim - à minha família, à minha equipa e aos meus clientes que me acompanham nesta jornada."

Concluiu afirmando, o que muitos não sabem: "A cozinha é muito mais do que preparar alimentos. É contar histórias, preservar memórias e criar momentos únicos à mesa." "Um sincero e sentido obrigada!"

 

O outro prémio a ser anunciado antecipadamente é o Prémio Especial Maria José Macedo Produtor/Fornecedor 2024, e este ano o mais votado foi Raul Reis, considerado um exemplo perfeito de como a paixão pela terra pode transformar-se num projecto de vida, mesmo após a reforma. Depois de viver 35 anos no Luxemburgo, este agricultor regressou às suas raízes na Lourinhã, em 2017. Num país onde a batata é frequentemente tratada como um produto indiferenciado, Raul Reis, à boa maneira francesa, valoriza o seu produto, destacando o nome das variedades, as suas características organoléticas e, naturalmente, a sua aptidão gastronómica.

 

A atribuição destes dois prémios resulta da votação de um painel de 32 chefes de cozinha que, em seu nome ou no dos seus restaurantes, integraram o Top 10 ou venceram prémios especiais do Mesa Marcada, nos últimos cinco anos. A sua atribuição será a 03 de Fevereiro no Centro de Congressos de Lisboa.

RIU Hotels & Resorts

Amsterdam City Card

Etihad Airways