Vamos beber um cocktail, ou talvez dois

por: António Manuel Teixeira
Vamos beber um cocktail, ou talvez dois
Monica Berg

O Lisbon Bar Show, evento que promove anualmente as tendências na área de bartending e cocktails em Portugal decorre a 14 e 15 de Maio, na Sala Tejo do Pavilhão Atlântico.

A grande feira de cocktails conta com profissionais de renome e grandes marcas internacionais de bebida, das 12:00 às 20:00.

Mónica Berg, nomeada a pessoa mais influente no Bar World 100 pela Drinks International e co-fundadora da P(OUR), indústria sem fins lucrativos, que trabalha para expandir o conhecimento sobre bebidas em toda a comunidade de bares e apoiar as comunidades que protegem a biodiversidade regional.

Tom Dyer, um dos bartenders mais premiados no mundo do flair, desde proprietário de bar, barman, supervisor, gerente e agora co-proprietário da European Bartender School, em Londres, Paris, Milão, Roma e Cidade do Cabo. 

Danil Nevsky, fundador e CEO do Indie Bartender, foi nomeado em terceiro lugar entre os 100 mais influentes na indústria hoteleira em 2022, pela Drinks International. Com uma ampla gama de experiências internacionais durante 15 anos no sector hoteleiro, autodenomina-se “The Independt Bartender”.

Aaron Diaz, Chef, Bartender e Manager do Le Cordon Bleu Peru e a sua experiência tem sido focada na renovação destes espaços gastronómicos e, actualmente, é Cocktail Chef no Carnaval Bar, do qual é co-proprietário;

Anxo Vila, começou a trabalhar no sector da hotelaria e a carreira na indústria do bartending começou quando foi para Ingalterra e apaixonou-se pelos bares de cocktails.

Demie Kim, da Coreia do Sul, e Noah Kwon, ambos fundadores do Zest, bar vencedor do Nikka Highest Climber Award e o Melhor Bar na Coreia, que está agora em quinto Lugar pelo The World's 50 Best Bars e em 2023.

Jean Trinh, fez parte da lista "Bar World 100" da Drinks International em 2023, ocupando a terceira posição, que representa o guia definitivo dos líderes da indústria de bares, escolhidos por um painel de votação de mais de 100 comentadores de todo o mundo. Em 2013, abriu um bar Pop-Up em Cartagena e, mais tarde, o Alquímico, expandindo-o para 80 funcionários, em 2023.

Sean Finter, com apenas 27 anos de idade, aventurou-se em Sydney e comprou o seu primeiro bar na falência. A sua abordagem única desafia os líderes da hotelaria a pensar e agir de forma diferente, adoptando sistemas de negócios simples, mas eficazes e desafiando o status quo.

Benjamin Padron Novoa, fundador da Licoreria Limantour, com grandes personalidades na área de bar, para oferecer ao mercado local "experiências" internacionais.

Jason Asher, é um prestigiado bartender de Phoenix, Arizona e sócio fundador do Barter & Shake.

Iain McPherson, Ian Burrell, Giusy Castaldo, bartender italiana intitulada Campari Global Red Hand, em 2023.

Ema Giacone, headbartender do bar Creps al Born e Jorge Balbontin.

Matteo Mosetti, com olhos postos no futuro da indústria de bartending concentra-se na tendência e rápido crescimento da mixologia sem álcool e com baixo teor de álcool, utilizando como ferramenta a nova e premiada gama "GIFFARD ALCOHOL-FREE"; Matías Iriarte, Emanuel Minêz, Flavi Andrade, Melanie da Conceição, Pablo Melian e Juan Alberto Álvarez.

Juan valls, aplica técnicas de 'nouvelle cuisine' na apresentação dos seus cocktails e é um inovador em 'hospitalidade e bebidas' com uma abordagem única. Um dos projectos mais importantes de Juan é a FIBAR: a Feira Internacional de Bar e Cocktails em Valladolid.

A nível nacional o evento conta com os portugueses: Ana Camacho, Chef Kiko, Duarte Coelho, Fernão Gonçalves, Gonçalo Almeida, Paulo Ramos, Pedro Simões, Paulo Gomes, Sergio Padilla e Rodolfo Tristão.

Este ano o maior evento de hospitalidade, restauração e hotelaria em Portugal conta com Perú como país convidado e a grande novidade é a presença do bar de bebidas não alcoólicas multimarcas. A iniciativa dá espaço a várias iniciativas como o Vintage Cocktail Competition, segundo Congresso Ibérico de Bartenders, Fórum Mojito, os Prémios Lisbon Bar Show que distinguem anualmente os melhores barmens e bairmaids, Masterclasses e Workshops.

O Lisbon Bar Show é um evento dedicado aos profissionais do sector, mas aberto ao público em geral.

RIU Hotels & Resorts

Amsterdam City Card

Etihad Airways