Boa Cama Boa Mesa atribui Prémio Carreira a Nuno Diniz

por: Mafalda Bettencourt
Boa Cama Boa Mesa atribui Prémio Carreira a Nuno Diniz
Rui Valido/SIC

O guia "Boa Cama Boa Mesa" atribui o Prémio Carreira 2025 a Nuno Diniz, reconhecido cozinheiro, formador, divulgador, autor, cronista e consultor.

O júri deste ano, constituído por Mónica Balsemão, José Bento dos Santos, Vítor Sobral, Rodrigo Castelo, João Wengorovius, Ricardo Dias Felner e Paulo Brilhante, destacou a sua decisiva contribuição para o desenvolvimento e afirmação da gastronomia e restauração em Portugal, com uma carreira profissional dedicada a este sector e amplamente reconhecida pela comunidade.

Nascido em Lisboa em 1960, Nuno Diniz formou-se em Direito na Universidade Livre, fez rádio, foi cronista em várias publicações e treinador de rugby durante 20 anos. No entanto, foi na cozinha e na docência que encontrou a sua verdadeira vocação, ganhando visibilidade, respeito e admiração dos seus pares e dos muitos cozinheiros que ajudou a formar.

Como chef, gastrónomo, autor e divulgador, destacou-se como formador na Escola de Hotelaria de Lisboa, onde lecionou "Culinary Arts" durante mais de uma década, e como professor de "Cultura Gastronómica na Europa" na primeira licenciatura em Gastronomia, em Coimbra. Viajante, cozinhou como convidado em mais de 90 países e foi consultor em diversos restaurantes de renome.

Em 2020, aos 60 anos, abriu o seu próprio projeto em Lisboa, em parceria com Rodrigo Menezes. O restaurante Revolução, no entanto, foi um projeto muito breve devido à pandemia de Covid-19. A sua consideração pelo produto e pelos produtores ficou patente na ementa do Revolução, que incluía os nomes dos produtores. Esta experiência foi relatada na obra "A Cozinha Popular Elitista – Os Pratos do Revolução", publicada em 2023.

Ao longo de 14 anos, Nuno Diniz percorreu Portugal em busca de receitas, práticas e costumes de mais de 120 variedades de enchidos e fumeiro. Este trabalho resultou na obra "Entre Fumos e Ventos – Fumeiros e Enchidos de Portugal", publicada em 2019 e distinguida com o Prémio da Literatura Gastronómica da Academia Internacional da Gastronomia, em 2020.

Presença constante nos Congressos dos Cozinheiros entre 2007 e 2019, Nuno Diniz foi jurado em diversos eventos gastronómicos. Em 2024, lançou "Crónicas de um Cozinheiro no Exílio", uma reflexão sobre a sua jornada gastronómica.

Pelo seu inestimável contributo para a gastronomia portuguesa, o Prémio Carreira 2025 do guia "Boa Cama Boa Mesa" é atribuído a Nuno Diniz.

Este prémio homenageia personalidades que se destacam nas diversas vertentes associadas à Boa Cama e à Boa Mesa, alternando anualmente entre estas áreas. Nos últimos anos, o Prémio Carreira "Boa Cama Boa Mesa" já distinguiu o empresário e cozinheiro Vítor Sobral, em 2016; Evaristo Cardoso, fundador e proprietário do restaurante Solar dos Presuntos, em 2017; Dionísio Pestana, fundador e presidente do Grupo Pestana, em 2018; João Pires, master sommelier, em 2019; Jorge Rebelo de Almeida, fundador e presidente do grupo Vila Galé, em 2020; Lurdes Graça, do restaurante Manjar do Marquês, em Pombal, e Emílio Andrade, do restaurante Adega Tia Matilde, em Lisboa, ex aequo, em 2021; António Trindade, fundador e presidente do grupo PortoBay, em 2022, Justa Nobre, chef e empresária, em 2023, e, no ano passado, Isabel Costa e João Tomás, empresários e criadores da marca Burel – Mountain Originals, que integra a Casa de São Loureço, a Casa das Penhas Douradas e a Burel Factory.

RIU Hotels & Resorts

Amsterdam City Card

Etihad Airways