“Comer Pelo Mundo”, um dos maiores sucessos do canal Casa e Cozinha, galardoado nos prémios gastronómicos The Taste Awards, na categoria Best of Europe, chega com novidades africanas.
Esta nova temporada irá abordar quatro destinos no continente africano: Quénia, Senegal, Uganda e Cabo Verde, com estreia dia 22 de janeiro, às 20:45.
As viagens gastronómicas de Verónica Zumalacárregui regressam ao Casa e Cozinha nos dias 22, 23, 24 e 27 de Janeiro à descoberta dos hábitos gastronómicos locais: os mercados, restaurantes, bancas de comida de rua e, claro, casas privadas, que são locais de passagem obrigatória.
No dia 22 de janeiro o canal Casa e Cozinha viaja até ao Quénia para provar os pratos de comida de rua mais surpreendentes e populares do país no bulício dos seus mercados, assistir a uma missa gospel e participar numa refeição familiar de domingo. Em Masai Mara ficará a conhecer a fascinante terra selvagem dos leões onde terá oportunidade de conviver com uma tribo Masai e conhecer alguns dos seus mais impactantes costumes gastronómicos.
No Senegal, episódio que estreia dia 23 de janeiro, Verónica fica a conhecer este país famoso pelo consumo e venda de peixe. Na capital, Dakar, visitará os mercados e terá oportunidade de conhecer os seus sabores mais autênticos, seguindo depois para a ilha de Fadiouth, famosa pelas suas amêijoas e berbigão, terminando o périplo em Mar Lodj, um enclave onde os locais ainda se deslocam de carroças e onde abundam os sabores marítimos.
No dia 24 Verónica segue viagem até ao Uganda, a pérola de África, um país de natureza deslumbrante e cidades cheias de vida onde convivem pessoas de 40 etnias diferentes. Em Kampala terá oportunidade de experimentar o fervilhar do Mercado de Nakasero e no majestoso Lago Victoria, degustar peixes muito consumidos como a tilápia e o bagre. Neste episódio Verónica será ainda testemunha do recorde do Guiness do número de horas a cozinhar. Para concluir, ficará a conhecer uma família local em Entebbe onde visitará Jinja, o lugar de origem do prato nacional do Uganda: o rolex.
Por último, Verónica chega às paradisíacas ilhas de Cabo Verde no dia 27 de janeiro, onde descobre a sua cultura e gastronomia mais genuínas. Na cidade da Praia cozinha cachupa, em Assomada prova torresmos e pastéis de atum e na ilha do Fogo tem a oportunidade de explorar receitas tradicionais e disfrutar de música ao vivo com vinho local. O périplo termina no Tarrafal onde pescará com locais, partilhando depois uma barbacoa na praia.
Ao longo de quatro temporadas e mais de 60 destinos espalhados pelos quatro cantos do planeta, “Comer Pelo Mundo”, programa produzido pelo Canal Cocina (AMC Networks International) e pela Story Producciones, continua focado em investigar os sabores típicos de países distantes e de culturas bem diferentes, mostrando onde encontrar pratos típicos e o mais surpreendente em cada menu.
CASA E COZINHA
O Casa e Cozinha, produzido pela DREAMIA, é o único canal de televisão por cabo em Portugal especialmente dedicado a decoração, gastronomia, moda, beleza e lifestyle. Com 40 formatos de programas diferentes e uma média de 110 horas de estreias em Portugal por ano, o canal, disponibilizado na NOS, na posição 137, na Vodafone, na posição 120 da grelha em VBox e 205 na TV Box HD, e na posição 122 no MEO e na posição 17 da Nowo, aposta em conteúdos de produção nacional, abordando os temas de forma prática, criativa, útil e familiar.
Jornalista