"Chef do Ano" segue o percurso dos concorrentes do maior concurso nacional de cozinha

por: Joana Quintas
"Chef do Ano" segue o percurso dos concorrentes do maior concurso nacional de cozinha
Casa e Cozinha

O Casa e Cozinha estreia “Chefe do Ano”, uma série de três episódios que acompanha o percurso dos 18 concorrentes do maior e mais antigo concurso nacional de cozinha para profissionais em Portugal.

Os espectadores do Casa e Cozinha terão oportunidade de seguir os 18 concorrentes, desde o início do concurso até à final nacional que sucedeu no passado dia 22 de Maio, no Centro Multiusos de Lamego, sob diferentes perspectivas: a de quem compete, a de quem avalia e a de quem organiza o evento.

A final da edição deste ano foi disputada por Diogo Novais Pereira, do restaurante Porinhos, em Fafe; Francisca Dias, da Casa do Gadanha, em Estremoz; João Costa, do Euskalduna Studio, no Porto; Jorge Bolito, do The Yeatman, em Vila Nova de Gaia; Mário Santos, do Rossio Gastrobar – Altis Avenida, em Lisboa; e Pedro Dias, do Culto ao Bacalhau, no Porto.

Os seis finalistas foram apurados depois de terem disputado as etapas regionais, que decorreram durante o mês de Abril na Escola de Hotelaria e Turismo do Porto, na Escola de Hotelaria e Turismo do Estoril e na Escola de Hotelaria e Turismo de Portimão.

A avaliação da prova final ficou a cargo de António Bóia (JNcQUOI Avenida - Presidente de Júri), Luís Gaspar (Sala de Corte e Chefe do Ano 2017), Louis Anjos (Al Sud e Chefe do Ano 2012), António Loureiro (A Cozinha e Chefe do Ano 2014), Andreia Moutinho (EHT Porto) e Paulo Pinto (ACPP). Como jurado observador esteve Jeferson Dias (Al Sud), vencedor da edição anterior do concurso.

O vencedor da edição deste ano foi Diogo Novais Pereira, 33 anos, natural de Guimarães, chef do restaurante familiar Porinhos, em Fafe, aberto pelos pais, Albertina e Joaquim, em 1992.

Fausto Airoldi, Henrique Sá Pessoa e Luís Gaspar são alguns dos chefs vencedores do “Chefe do Ano”, um concurso que distingue e valoriza o talento dos profissionais de cozinha, revelando o melhor que se faz no nosso país na área da cozinha e valorizando os produtos portugueses.

ESTREIA:
01 DE JULHO ÀS 21:15
2ª A 4ª feira ÀS 21:15
Três Episódios

RIU Hotels & Resorts

Amsterdam City Card

Etihad Airways