O Aqua Portimão quer prestar homenagem à cidade de Portimão e às suas gentes

por: António Manuel Teixeira
O Aqua Portimão quer prestar homenagem à cidade de Portimão e às suas gentes
SABE A MAR

O ponto de partida do projecto é o lançamento de uma produção exclusiva de 2.500 unidades de sardinha em lata, feitas de forma artesanal e embaladas manualmente, seguindo uma receita com 100 anos de história.

As conservas SABE A MAR estão disponíveis para compra no Aqua Portimão e futuramente também em locais pela cidade.

Nesta fase inicial, o projeto conta com uma parceria culinária com o Chef Hugo Nascimento que desenvolveu receitas exclusivas tendo por estrela a sardinha e uma rúbrica digital com o humorista David Cristina como protagonista.

Durante os próximos anos, este projecto vai celebrar a cultura local em iniciativas diversas.

A Sabe a Mar refere: “O Aqua Portimão quer prestar homenagem à cidade de Portimão e às suas gentes, raízes e cultura, mas, também, a toda esta região que vive do amor ao mar. Somos ambiciosos e lançamos um projeto de larga escala, ao longo do qual vamos prestar homenagens gastronómicas, artísticas e culturais, valorizando os parceiros, talento e entidades locais". A marca enaltece o amor que temos ao mar e a todas as histórias que passam entre gerações e que queremos que perdurem nos anos.

Começamos com uma edição limitada e numerada de um produto tipicamente da região – a sardinha enlatada com uma receita centenária – para levar o sabor deste mar e tradição a todos os portugueses. Que outras formas poderá a sardinha ganhar a seguir?

É na rua de São Pedro que está localizado o Aqua Portimão. Contudo, há 100 anos, nessa mesma localização, operava a Fábrica Boavista, uma conhecida conserveira. A história e as memórias do endereço que partilham foram o mote do novo projecto do centro comercial algarvio. ‘SABE A MAR’ é uma homenagem à tradição e cultura da cidade, que conta com a criação de dois produtos de edição limitada, que vão ser explorados em várias iniciativas culturais, culinárias e rubricas digitais.

As indústrias da pesca e das conservas contribuíram para o desenvolvimento urbano e económico de Portimão, associado ao surgimento das primeiras fábricas. É sob o rasto de história deixado pela antiga Fábrica Boavista que o Aqua Portimão transformou um produto tão familiar e histórico, como as sardinhas em conserva, num produto premium que promete levar Portimão além-fronteiras. ‘SABE A MAR’ dá nome a este produto, uma edição limitada sob a expressão “QUE JÊTE”, lançadas com o apoio da autarquia e o Museu de Portimão, com 2.500 unidades, cuja parte das receitas vão reverter a favor do projeto Memórias com Sentido(s) da associação Alzheimer Portugal.

Estas conservas, que recuperam e conservam décadas de tradição, foram produzidas manualmente e com a mesma receita centenária usada na Fábrica Boavista, preparadas com dedicação pelos homens do mar, pela Conserveira do Arade e equipas Klépierre. As sardinhas em lata ‘SABE A MAR’ estão disponíveis em duas opções, limão e azeite virgem, dois sabores típicos e lusitanos.

Uma vez que a sardinha é a rainha, o projecto vai estender-se até à cozinha do prestigiado Chef Hugo Nascimento, que se juntou ao projeto para criar receitas exclusivas que destacam o sabor da sardinha e podem ser consultadas brevemente no site.

Contudo, a história e tradição do Algarve não ficam pelo prato e há algo que fala mais alto: o sotaque tão característico e as expressões do seu povo, que passam de geração em geração. Neste contexto, o humorista David Cristina vai percorrer Portimão para conversar com as personagens mais carismáticas e descobrir as expressões locais mais características da identidade da região, numa rubrica digital que pode ser conhecida nas redes sociais.

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