EHTVC leva “roupa-velha” à mesa do Christmas in Europe

por: Zita Ferreira Braga

Estarão  na mesa do Christmas in Europe 11 países, com as suas diferentes tradições e costumes

O "Christmas in Europe", iniciou no Algarve, durando até sexta-feira. com o desfilar de grande parte das lendas, tradições e costumes que compõem a essência do Natal na Europa.

 A Escola de Hotelaria e Turismo de Viana do Castelo representa o Natal português e destaca a roupa-velha e as rabanadas, entre outras iguarias nacionais, com especial incidência no aproveitamento alimentar “e desperdício zero”.

O ‘Christmas in Europe’ é um dos mais importantes eventos da Associação Europeia de Escolas de Hotelaria e Turismo e tem como objectivo celebrar a riqueza e variedade das tradições de Natal.

A Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve acolhe a 27ª edição deste evento que traz até Faro alunos e formadores de escolas de 11 países europeus, como a Estónia, Luxemburgo, Itália, Paises Baixos, Eslovénia, Croácia, Rússia, Letónia, Lituânia, Espanha e claro, Portugal.


Portugal será representado por uma equipa da Escola de Hotelaria e Turismo de Viana do Castelo, que promete mostrar a essência do Natal português: «Boa parte das nossas tradições são transversais ao país todo e apesar de nos irmos focar no espírito e costumes minhotos vamos ter a alma portuguesa em tudo o que vamos fazer: do bacalhau ao polvo, passando pelas pataniscas são receitas que representam Portugal.
Optámos pela ‘Roupa Velha’ como prato principal porque reflecte a nossa preocupação, sempre, pelo desperdício alimentar zero. As clássicas rabanadas, feitas com pão seco, também serão representativas do espírito de um Natal sustentável, mensagem que queremos passar», destaca o Chef Rúben Silva, formador de cozinha da escola de hotelaria Viana do Castelo e vencedor do último concurso Masterchef da RTP.

O Chef Ruben Silva está acompanhado por quatro alunos dos Cursos de Cozinha da Escola de Hotelaria e Turismo de Viana do Castelo, Marta Carmo, Diana Cruz, Mário Cangueiro e Rui Freitas, que não só serão responsáveis pela confeção dos pratos portugueses, mas levarão a exibição, orgulhosamente, os trajes e as tradições musicais minhotas.

Recriar a ‘alma’ do Natal celebrado em cada país é o grande desafio das 14 equipas participantes, através da mostra dos trajes tradicionais, decoração de stands, recriação de tradições musicais e danças, demonstrações gastronómicas, preparação de buffet natalício e muitas outras actividades. 

Este é um evento único em termos da divulgação da cultura de natal europeia, e naturalmente é vivido com toda a intensidade por alunos e formadores.

RIU Hotels & Resorts

Amsterdam City Card

Etihad Airways

Actualidade