Cultura, tradição e gastronomia juntam-se em Bragança num evento diferente

por: Zita Ferreira Braga

Festival do Butelo e das Casulas & Carnaval dos Caretos, juntar o melhor da Gastronomia e da Cultura e a Tradição numa manifestação diferente

De 21 a 26 de Fevereiro, encontra em Bragança “a mais genuína Gastronomia e o melhor do Património Cultural de Trás-os-Montes” num evento único, “o Festival do Butelo e das Casulas & Carnaval dos Caretos”.


Assim, o Município de Bragança propõe um fim de semana intenso, onde se misturam de forma cordial e harmoniosa o “melhor do fumeiro transmontano, o Butelo com Casulas, e os protagonistas das mais autênticas tradições de Inverno, os Caretos”.


Organizado e promovido pelo Município de Bragança, a União das Freguesias de Sé, Santa Maria e Meixedo, a Confraria do Butelo e da Casula e a Academia Ibérica da Máscara, este evento conta com o apoio de cerca de 40 entidades de Portugal e Espanha, assumindo um carácter transfronteiriço.

Festival do Butelo e das Casulas realiza-se na Praça Camões que volta a ser o epicentro do certame.
Este ano, além do espaço de venda de fumeiro, especialmente o Butelo e produtos regionais, acontecem algumas  iniciativas que podem interessar a todos: demonstrações gastronómicas, com a Chef Justa Nobre, o Chef Marco Gomes e o Chef António e os seus formandos do IEFP;
Pode depois assistir a  “Butelo de Histórias” – Hora do Conto & Actividade Criativa, num momento recreativo e de aprendizagem com os mais novos, um momento especialmente destinado a famílias com crianças dos três aos 10 anos.

A edição deste ano conta, também, com uma Maratona BTT dedicada ao Butelo e à Casula, o que terá lugar domingo, 23 de Fevereiro.
Trata-se de uma prova integrada no Open XCM da Associação de Ciclismo e Cicloturismo de Bragança, cujas inscrições decorrem até ao dia 19 de Fevereiro em www.cronochip.pt.


Mas a Praça Camões conta ainda com muitas mais novidades.

Pensando nas famílias, o Município de Bragança preparou, também, uma “Tasquinha”, onde poderá saborear fumeiro e outros produtos típicos, e divertir-se com animação permanente, além de apreciar uma  exposição de elementos escultóricos, executados por alunos das Escolas e IPSS’s de Bragança, entre muitas outras actividades (sexta-feira e sábado, das 10:00 às 20:00, e domingo, das 10:00 às 19:00).

No sentido de valorizar, sobretudo, a gastronomia típica e a economia local, o Município de Bragança promove, a par do certame, “a Semana Gastronómica do Butelo e das Casulas, que este ano conta com 33 restaurantes aderentes”. A lista completa e preços podem ser consultados aqui www.cm-braganca.pt.

O tradicional Carnaval dos Caretos, que anualmente reúne, em tempo de entrudo, centenas dos mais tradicionais e autênticos Mascarados da Península Ibérica na cidade de Bragança, apresenta-se com muitas novidades. Os verdadeiros Caretos, nascidos das entranhas do mundo rural, libertam-se do seu meio natural e tomam de assalto a cidade, trazendo consigo todo o património cultural e histórico, num momento único que valoriza as tradições, promovendo-as e permitindo a todos, habitantes e visitantes, um contacto directo com este mundo ancestral e autêntico.

Assim, dia 22 de Fevereiro (sábado), depois de uma sessão de teatro ao vivo na Praça Camões (15:30), envolvendo Butelo, Casulas e Caretos, decorrerá o tradicional desfile pelas ruas da zona histórica, que além das centenas de caretos e mascarados, provenientes de Portugal e Espanha, conta com a participação especial de alunos dos Agrupamentos de Escolas do Concelho e de utentes de várias Instituições Particulares de Solidariedade Social, num sentido de promoção das nossas tradições junto dos mais pequenos, aumentando o seu sentimento de pertença, e com um forte cariz de responsabilidade social, revelando-se como um momento inclusivo para todos, sem exceção. A partida está agendada para a Praça Prof. Cavaleiro de Ferreira, pelas 17:00. No final do desfile, no Largo do Castelo, acontece a tradicional Queima do Diabo, uma figura com sete metros de altura que será simbolicamente colocada em chamas, num espetáculo cénico, com a presença dos Caretos. Seguidamente, terá lugar o concerto de Sebastião Antunes & Quadrilha, num espaço com tasquinhas.


O Carnaval dos Caretos termina, no dia 26 de Fevereiro (quarta-feira), nas ruas do centro histórico, onde “o Diabo, a Morte e a Censura” saem à rua, recriando uma tradição secular da cidade de Bragança.

RIU Hotels & Resorts

Amsterdam City Card

Etihad Airways

Actualidade