Rock in Rio Lisboa: E já vai em três.. dia 22 está esgotado

por: António Manuel Teixeira
Rock in Rio Lisboa: E já vai em três.. dia 22 está esgotado
Eduardo Filho

Depois de um primeiro fim de semana histórico, o último dia do Rock in Rio Lisboa também está esgotado. Os megafones serão a "arma" para se dirigirem ao público.

O novo recinto do festival foi estreado com lotação esgotada no fim de seman anterior, e a grande maioria do público "saiu satisfeito com a experiência do festival" como comprova o estudo pedido pela organização à Multidados sobre a avaliação do evento. Cerca de 70% de opiniões "positivas sobre a mudança do Rock in Rio Lisboa para o Parque Tejo, num universo de 1200 participantes, com uma margem de erro de 3,99% e grau de confiança de 95%".

Reiterando a opinião acima os resultados do estudo realizado pela Marktest revelam que, numa escala de 0-10, a avaliação desta edição do Rock in Rio Lisboa pelo público inquirido é "acima de oito pontos, em temas como o novo recinto, a segurança, a qualidade de luz/ som (concertos), a organização do espaço, o cartaz na sua globalidade e as infraestruturas de WC/ limpeza". Ainda segundo o mesmo estudo, o público avalia "entre sete e oito pontos, numa escala de 0-10, temas como "a acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida, oferta de transportes para o recinto (Projecto Mobilidade RiR) e infraestruturas de comidas e bebidas". O estudo foi feito "nos dias 15 e 16 de junho numa amostra de 200 participantes com margem de erro de 6,9% e grau de confiança de 95%".

Comparando com a edição anterior houve uma mudança no pico de chegada do público ao recinto, antecipando das 18:00 para as 16:00 e um "aumento de 50% das vendas operadores de alimentos e bebidas presentes no festival".

De acordo com os resultados do estudo realizado "numa amostra de 1200 inquiridos, a maioria dos problemas percepcionados pelo público revelou melhorias do primeiro para o segundo dia". Para que o grau de satisfação seja ainda melhor nestes dois dias, a organização tem estado "na última semana a preparar operações para melhorar os principais temas apontados pelo público".

No Parque Tejo foi implementado um aumento de 40% no número de WCs em relação à Bela Vista. Há 490 WCs (incluindo WCs acessíveis e não binárias) distribuídas por todo o recinto. Há que ter em conta que "num evento desta dimensão é natural que se formem filas", também porque as pessoas tendem a escolher os WCs mais centrais, criando nesses WCs maior concentração de filas do que nas das extremidades do recinto, especialmente nos intervalos dos concertos. Para melhor fluxo e gestão de filas, haverá uma equipa 30 pessoas para "operacionalizar esta gestão dentro dos WCs e mais 25 pessoas do lado de fora, com megafones", para orientar o público na direcção das que estiverem com menos afluência.

 

Comidas e Bebidas

Em relação à Bela Vista, há no Parque Tejo mais 17 pontos de alimentação e bebida: 39 de alimentação, 12 bares, cinco cafés e um gelado, perfazendo um total de 57 espaços. Tendo em conta que houve um aumento de 50% das vendas dos operadores de alimentos e bebidas presentes no festival, no próximo fim de semana "haverá reforço de stock, de pessoal, e equipa de staff com megafones a orientar as pessoas" para as zonas de alimentação com menos movimento.

Poeira no reciento

Para reduzir o pó no ar a organização "instalou cerca de 15.000m2 de relva sintética e 18.000m2 de piso compactado removível nas frentes de palco e em zonas específicas do terreno". Para evitar o pó que se levanta das vias de circulação originais do parque a organização "usa camiões cisterna a espalhar água reutilizada pelo solo" antes da abertura de portas e nas vias e serviço ao longo de todo o dia.


Visibilidade para o palco Mundo

A organização irá reforçar a comunicação nos écrans para convidar as pessoas a "deslocar-se para outras áreas de boa visibilidade", e que não ficaram preenchidas no primeiro fim de semana.


Informações via Whatsapp

A partir de hoje está também disponível um canal de WhatsApp Oficial do Rock in Rio Lisboa. Através deste link, qualquer pessoa pode seguir o canal e receber informação em tempo real antes e durante o festival: https://whatsapp.com/channel/0029VadIXjVIN9ihD26ky529. As pessoas vão ser avisadas sobre informações como "filas, espaços de alimentação com menos fila, WCs disponíveis com menos afluência, avisos de concertos quase a começar, entre outros".

RIU Hotels & Resorts

Amsterdam City Card

Etihad Airways