Com a meta de diminuir a pegada carbónica do Rock in Rio, o festival aliou-se a 11 parceiros de mobilidade e criou opções de transporte especiais.
O Rock in Rio Lisboa divulgou ter tomado algumas medidas para que o público se desloque até ao festival do modo mais confortável, seguro e sustentável possível. Para tal, estabeleceu parcerias com 11 empresas – Via Verde, Carris, CP, Metro, Fertagus, Rede Expressos, FlixBus, Gipsyy, TTSL, Carris Metropolitana e Telpark. O objectivo da operação #EuVouDeTransportes é reduzir a pegada carbónica produzida pelo festival cuja mobilização do público representa 50% do impacto ambiental causado.
A Carris fornecerá um shuttle especial com ligação entre a Gare do Oriente e o Parque Tejo-Lisboa. Além do mais, haverá, de forma excepcional, horários alargados, preços reduzidos e pontos de recolha por todo o país, para que os festivaleiros se possam mobilizar de um modo mais respeitador do ambiente ao longo dos dois fins-de-semana de concertos – 15, 16, 22 e 23 de Junho de 2024.
A iniciativa não só promoverá a sustentabilidade como convidará os festivaleiros a não levar carros para o local. O trânsito estará condicionado junto do recinto e a acção interventiva da PSP permitirá apenas a circulação a quem resida próximo do evento. A Telpark, um dos parceiros de mobilidade, vai oferecer a opção de estacionamento – para a qual existe a possibilidade de reserva com antecedência – em vários locais da cidade de onde será depois possível rumar ao Parque Tejo-Lisboa através dos transportes públicos especialmente disponibilizados. Chegado ao recinto, o público será orientado pelos vários acessos que conduzem à entrada para o festival com a ajuda de mais de 60 pessoas.
“No Rock in Rio, temos uma grande preocupação em garantir a segurança e o conforto do público, assim como em minimizar o impacto do evento na vizinhança”, começou por declarar Ricardo Acto, COO do Rock in Rio. “O ordenamento do território nas redondezas do Parque Tejo não permite estacionamento irregular nas ruas, o que faz com que seja ainda mais importante que o público entenda que o carro não é uma opção de todo para chegar ao recinto”, avançou o responsável pela administração do evento. De facto, mesmo quem opte por pedir um TVDE terá de escolher um dos pontos Pick up/drop off disponíveis, dado que a paragem junto da entrada não se estará disponível.
Todas as informações acerca dos horários especiais e tarifas reduzidas promovidos pelo Rock in Rio Lisboa, no âmbito do #EuVouDeTransportes, estão disponíveis no site oficial do evento.