Os primeiros seis finalistas do Festival da Canção, com homenagem a Sara Tavares

por: António Manuel Teixeira
Os primeiros seis finalistas do Festival da Canção, com homenagem a Sara Tavares
Pedro Pina - RTP

Estão apurados os primeiros finalistas dos 60 anos do Festival da Canção, que com Selma Uamusse e amigos, abriram o evento com uma homenagem a Sara Tavares.

Antes da interpretação das 10 canções Selma Uamusse liderou uma homenagem, em conjunto com outros musicos, a Sara Tavares falecida em 2023 e vencedora do Festival da Canção em 1994, com ‘Chamar a Música’.

A concurso estiveram 10 canções, tendo sido apuradas nesta eliminatória as primeiras seis para a final do concurso.

O juri desta edição é composto pelos artistas Gisela João, Lura, Pedro Oliveira, Benjamim e Mimicat, Lia Pereira (Blitz) e o escritor Miguel Esteves Cardoso.

Foram escolhidas com a votação do juri e do público, em que os jurados tinham 50% de poder de dicisão e o público os outros 50%.

Enquanto ainda não se sabe nada sobre a presença de Israel na Eurovisão, tendo já sido a RTP desafiada pressionar a a União Europeia de Radiodifusão (UER), entidade organizadora do evento, a banir o país do concurso, tal como aconteceu com a Rússia depois de ter invadido a Ucrânia em 20220.

A segunda semifinal no próximo dia 02, também dos estúdios da RTP, e estarão a concurso: Buba Espinho, Cristina Clara, Leo Middea, Filipa, João Couto, Huca, No Maka ft. Ana Maria, Maria João, Rita Onofre e Silk Nobre. No final do programa, apenas seis passam para a derradeira etapa.

Após a interpretação de todas as canções a concerto, os Delfins, que celebram este ano 40 anos de carreira, recordaram António Variações, que complteva este mês 80 anos. A banda interpretou "Canção de engate" e um tema de sua autoria "1 Lugar Ao Sol", que foi editado em 1998.

As seis canções que já passaram à final, que se realiza a 09 de Março nos estúdios da RTP, foram:
Canção nº1 – Teorias da Conspiração – Nena
Canção nº2 – Bem Longe Daqui – Perpétua
Canção nº6 – Pontos Finais – Rita Rocha
Canção nº8 – …Pelas Costuras – João Borsch
Canção nº7 – Memory – Noble
Canção nº9 – Grito – Iolanda

 

 

O vencedor do Festival da Canção irá representar Portugal no 68.º Festival Eurovisão da Canção, que irá acontecer na cidade sueca de Malmo, em Maio.

A Suécia venceu no ano passado o 67.º Festival Eurovisão da Canção, que ocorreu em Liverpool, no Reino Unido, com o tema "Tattoo", interpretado por Loreen, que já tinha conquistado o troféu em 2012, com "Euphoria".

Portugal ficou em 23.º lugar, com Mimicat e a canção "Ai coração". A única vez que Portugal ganhou o Eurovisão, foi com a Interpretação de Salvador Sobral, com o tema "Amar pelos dois", em 2017.

RIU Hotels & Resorts

Amsterdam City Card

Etihad Airways