Festival Folclórico de Parintins no Brasil volta após dois anos de pandemia

por: Mafalda Ferreira
Festival Folclórico de Parintins no Brasil volta após dois anos de pandemia
Shutterstock - T photography

O festival já reconhecido como Património Cultural do Brasil, regressa nos dias 24, 25 e 26 de Junho e promete voltar a colorir o município de Parintins, no interior do Estado do Amazonas.

O Festival Folclórico de Parintins já se tornou uma marca brasileira, contando com muita animação, mas também criatividade, arte e um grande amor conjunto pela cultura popular.

Os dois principais animadores da festa tratam-se de Garantido e Caprichoso, dois bois com as cores vermelha e azul respectivamente, que durante os três dias de festa competem entre si, através de estacas que enaltecem a cultura indígena, nativa e ribeirinha.

Para além da diversão trazida pelas mascotes, o festival vai contar também com produções artísticas dos artesãos da região. O artesanato trata-se de uma importante herança desta localidade, remetendo aos Sapupés, Mundurucus, Paravianas, Uapixanas, Tupinambás e Parintintins nativos, que eram os habitantes primitivos da região.

O evento cinquentenário tornou-se uma superprodução ao longo dos anos, organizado pela Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (EMBRATUR). Foi ainda construído o Centro Cultural de Parintins, conhecido como Bumbódromo, elaborado na forma de uma cabeça de boi, tem capacidade para 35 mil pessoas. O espectáculo de três dias atrai cerca de 100 mil pessoas, juntando-se ainda as que o acompanham  através dos meios de comunicação que transmitem o evento.

O evento “tem uma forte presença da cultura indígena e da mitologia e incorpora a história, crenças e lendas, ritos, e especialmente a arte”, explicou a organização do evento, em comunicado de imprensa.

O município de Parintins fica a 370km de Manaus, tendo o seu próprio aeroporto: Aeroporto Regional de Parintins (PIN), com vários voos vindos da capital todos os dias durante as festividades.

QATAR turismo

RIU Hotels & Resorts

Artigo de Opinião

Subscreva a newsletter oturismo.pt
captcha 

Actualidade