Ivete Sangalo levou brasieliros de todo o país e também da Irlanda, ao Rock in Rio Lisboa

por: António Manuel Teixeira
Ivete Sangalo levou brasieliros de todo o país e também da Irlanda, ao Rock in Rio Lisboa
Bleia

A bahiana Ivete Sangalo esteve presente em todos os Rock in Rio Lisboa, mas desta vez trouxe milhares de brasileiros de todos os pontos de Portugal e da Irlanda.

A entrada no recinto, pelas 12:00, quando as portas abriram foi de grande euforia. Mas quem possa pensar que era para o concerto de Black Eyed Peas, enganou-se.

Todos queriam ficar na primeira fila e junto à passerelle, por onde os artistas passa para ter maior contacto com os seus fãs, para estarem perto da "Rainha" Ivete Sangalo.

Enquanto esperavam pelo concerto, pouco depois de David Carreira actuar, falámos com alguns dos festivaleiros que se encontravam na frente palco.

Muito poucos vieram de Lisboa, tendo a maioria vindo da região Norte do país. Ao contrário do dia de ontem, larga maioria optou pelo autocarro, comboio e metro para chegarem ao recinto.

Uma vez que o concerto terminou cedo, pouco depois das 22:00, permitiu a que muitos voltassem no mesmo dia. Mas também uma parte significativa, optou por se alojar em Lisboa e Cascais.

Alex, de 27 anos, oriundo da "terra da minha diva", está a viver "há quatro anos em Dublin", pois "assim que obtive a autorização de residência fugi para lá. Não estou nada arrependido" Vou com os meus, quatro, amigos ficar num apartamento reservado na plataforma MisterB&B.

Também da Irlanda vieram "propositadamente para ver Ivete", Anderson, Jumial e Vitor. "Tamos a Raynair e depois pegamos o metro".

Ainda da República irlandesa vieram Joseci e Fabricio, vieram de avião e carro alugado. "Em 2009 estávamos a viver aqui. Fabricio recebeu um convite de um amigo para ir lá para a Irlanda. Disse que ganhava dinheiro p'ra caramba". Depois de ele "se instalar, fui eu. Vocês portugueses pagam muito mal aos imigrante e ainda nos tratam mal". Sobre o "tratar mal", não quis responder. Apenas concluiu, "agora eu vou e faço pouco do tuga, pois tenho mais dinheiro que ele"
Danivaldo, de 23 anos, vive em Braga com os tios, veio de comboio, mas "aproveito que estou de folga amanhã para conhecer Sintra e Cascais". Vai ficar num hostel na Vila de Cascais, com uma amiga.

Jadassa, com 36 anos, vive em Portugal há quatro. Estuda na Faculdade de Ciências da Universidade Nova, mas como está de férias "vou paquerar (engatar), pois arrumei um apartamento, pelo Airbnb, no Algarve".

Jassiana e três amigas vieram de Guimarães via autocarro e metro, onde vivem há três anos. "Vamos ter de ficar num hostel, pois não temos mais transporte depois de terminar o show", justificou.

Podemos dizer que no segundo dia a sustentabilidade foi melhor que no primeiro. também no segundo dia, o número de pessoas foi menos, pois segundo a organização estiveram 63 mil.

RIU Hotels & Resorts

Amsterdam City Card

Etihad Airways