Queer Lisboa celebra 25 anos e revela 40 filmes

Queer Lisboa celebra 25 anos e revela 40 filmes
snd films

O festival de cinema Queer Lisboa acaba de anunciar os primeiros 40 títulos para a edição em que completa os 25 anos.

Segundo a organização serão "22 curtas-metragens que competem pelo Prémio de Melhor Curta-Metragem, as 10 curtas do Prémio de Melhor Curta-Metragem de Escola Europeia, e os oito filmes que competem na Secção Queer Art"

Em comunicado explicam que um terço dos trabalhos desta secção são de cineastas reincidentes no Festival; "todos eles com obras radicais que reafirmam os seus estilos". Existem "também duas curtas portuguesas, quatro delicatessens vindas de longínquas realidades e três comoventes documentários; para além de filmes distópicos, ou que nos convidam a evadir-nos, ou a sonhar com universos potencialmente melhores".

A missão da secção Queer Art:é "expor objectos artísticos que se enquadrem numa prática da linguagem cinematográfica cuja estética desafie os limites da sua própria classificação". Nesta edição especial será composta por filmes "atravessados pelo desajuste da (in)formação identitária que nos define dentro de normas e categorias rígidas. Cada um, oferece-nos hipóteses para a subversão dos cânones", explica a organização.

Na competição "In My Shorts" "terá uma "forte presença francesa", e existirá uma "competição de filmes de escolas europeias", com dois filmes da La Fresnoy e outros "sobre temas tão importantes como os do VIH/sida, o cruising e a adição às drogas". A HEAD Genève da Suíça também está representada com dois filmes. Existirá ainda espaço para curtas "cómicas, mudas e flamejantes de desejo". Novos autores "a ponto de explodir", sublinha.

O festival liderado por João Ferreira irá decorrer de 17 a 25 de Setembro no Cinema São Jorge, em Lisboa, e de 12 a 16 de Outubro no Porto.

RIU Hotels & Resorts

#EstamosON

Artigo de Opinião

Subscreva a newsletter oturismo.pt
captcha 

Actualidade