A RTP não permite que os seguidores e fans do Festival da Canção assistam ao vivo, dando como desculpa a pandemia. Curiosamente tem outros programas com público em estúdio, como o Preço Certo.
Embora existam muitos programas com público em estúdio, com as devidas medidas de distanciamento social e com máscara.
No entanto a Direcção de Programas da RTP1, dirigida por José Fragoso, optou por não permitir que um dos eventos mais acarinhados pelo público, não pudesse ter público em estúdio.
Desculpas-se com "dada a situação de emergência em matéria de saúde pública que se vive em Portugal e não só, neste Festival o público não poderá estar presente em estúdio".
No entanto, para ter ainda mais audiências, permite que vejam e oiçam pelos seus canais, como a RTP1, RTP Play, RTP Internacional e nas redes sociais da RTP. Poderá ainda contar com uma emissão especial da Antena 1.
Não contente com a péssima decisão e fraca desculpa, a RTP acrescenta que “todos os anos o Festival da Canção é uma grande aventura que junta não apenas os músicos concorrentes e os profissionais da RTP, mas também todos aqueles que seguem habitualmente o formato e as carreiras dos autores e intérpretes envolvidos”.
Com o intuito de ter uma forte presença nas redes sociais, criou o hastag #OFestivaléNosso, insistindo que "o festival surja da soma dos esforços e entusiasmo de todos os que participam e trabalham na sua realização".
A RTP conclui referindo que "embora vivendo de forma separada, o Festival da Canção não deixa de ser um espaço de ligação".
Lamentável a decisão da Direcção de Programas em tomar esta decisão. Se o estúdio 1 da RTP é pequeno, reservavam antecipadamente, um para os três domingos. mas é mais fácil desculparem-se com a pandemia.
Jornalista