Festival RTP da Canção 2021, sem nada de novo

Festival RTP da Canção 2021, sem nada de novo
Divulgação

A edição do Festival RTP da Canção foi hoje apresentada de uma forma virtual, em que os apresentadores serão os mesmos de sempre.

Foi em Elvas que Elisa e a compositora da canção, Marta Carvalho, se juntaram no palco do Coliseu Comendador Roldão Almeida para interpretar “Medo de Sentir”. O tema que tinha vencido o Festival da Canção 2020.  

O cancelamento, inédito, da edição de 2020 do Festival Eurovisão da Canção, obrigou a entidade reguladora Eurovision Brodecast Union (EBU) a repensar regras que a realização do concurso deste ano. "Existem vários cenários em função das medidas que a saúde pública possa levantar", refere a RTP em comunicado, acrescentando que com essa "certeza em mãos, avança para a realização do Festival da Canção 2021", cujo vencedor representará Portugal em maio na cidade holandesa de Roterdão.  

A televisão estatal afirma ainda que se trata de "uma aventura que une não apenas os músicos concorrentes e os profissionais da RTP, mas todos aqueles que seguem as carreiras dos autores e intérpretes que este ano vão passar pelo Festival". Sendo um programa, neste caso duas semi-finais e uma final, de grande audiência faz com que, "os que, ano após ano seguem atentamente a história em permanente construção deste programa e os muitos mais que, invariavelmente, fazem deste um dos momentos mais importantes da oferta televisiva da estação". Para aqueles que usam dão muita importância às redes sociais, foi criada a hastag #OFestivaléNosso 

Quanto ao modelo, nada tem de novo, pois é composto por duas semifinais e uma final. As semifinais terão lugar nos dias 20 e 27 de Fevereiro e a final está agendada para 06 de Março, véspera do aniversário da RTP.

A estação informa que, tanto as semi-finais, como a final, serão "realizados em estúdio", podendo ser acompanhada em directo na RTP1, RTP Play e na RTP Internacional e Antena 1.

Quanto a apresentadores, também nada muda, pois na primeira semifinal, como sempre, Sónia Araújo e Jorge Gabriel, ficando a segunda semifinal, também igual aos anos anteriores, com Tânia Ribas de Oliveira e José Carlos Malato. E na final, tal como no ano passado, a dupla Filomena Cautela e Vasco Palmeirim. Para não se mexer, mesmo em nada, pois a RTP não tem mais apresentadores, na 'Green Room' estará Inês Lopes Gonçalves. Simultâneamente, nas redes haverá uma emissão complementar apresentada pela discípula de Ricardo Tomé (actual Coordenador de Multimédia da Media Capital), Joana Gonçalves.

Em cada semifinal haverá 10 canções concorrentes, cinco das quais serão apuradas para a Final. Haverá, assim sendo, 10 canções na final.

A votação seguirá o modelo habitual, cabendo metade da pontuação a um júri profissional e a outra metade ao voto popular. 

Em dezembro foram já revelados os autores das canções e as semifinais em que as respectivas canções serão apresentadas.

Hoje é a vez de conhecermos os intérpretes e as próprias canções. 

E aqui estão:

RIU Hotels & Resorts

FITUR 2021

#EstamosON

Corona - Covid19

Subscreva a newsletter oturismo.pt
captcha 

Actualidade