ART&TUR já revelou os prémios do público e optou por ter, toda, a comunicação do evento em inglês

por: António Manuel Teixeira
ART&TUR já revelou os prémios do público e optou por ter, toda, a comunicação do evento em inglês
Divulgação

E eis que foram revelados os prémios do público da edição de 2020 do Festival Internacional de Cinema de Turismo. Infelizmente o evento tem como língua principal o inglês.

O director do Festival, Francisco Dias, optou por ter o inglês como língua oficial do evento, é lamentável que tenhamos de abdicar do idioma nacional.

Infelizmente tanto o Presidente da Turismo do Centro Portugal, principal patrocinador, como o Vereador da Cultura e o Presidente da autarquia de Viseu, colaboram e fizeram as suas declarações em inglês.

Como pode um responsável da cultura aceitar, como co-organizador, que se fale noutra língua que não seja a nossa? É lamentável, mesmo!
Será que a nossa identidade, o nosso idioma não é importante? mesmo que existam muitos convidados estrangeiros, não é aceitável que não se fale em português.

 

A participação do público foi bastante positiva, lutando "taco a taco" pelo seu filme, ou pela sua região.

Ao longo destes dias existiram grandes expectativas para determinadas obras, no entanto o público foi trocando as voltas e concebendo a vitória a outros.

Durante quatro dias o Documentário "Mar, a última fronteira" liderou, mas rapidamente os habitantes e amigos de Lousada deram a volta.

 

Na Competição Internacional, "Fragas de São Simão" liderou até perto do fim. Esteve desde o primeiro dia no topo do TOP, mas acabou por ser destronada nos dois últimos dias e ontem recuperou a liderança.

A Competição Nacional foi a única que nunca teve alterações no primeiro lugar, uma vez que desde a abertura das votações esteve a liderar.

 

Melhor Filme Internacional

Fragas de São Simão, de Rafael Almeida com 990 votos.

Melhor Filme Nacional

The Clever Way to Travel, de Pedro Amorim Rodrigues,finalizou a competição com 1131 votos.

Melhor Documentário

Lousada - Reencontro com a Natureza, de Pedro Ferreira e Joaquim Ferreira tornou-se imbatível, uma vez que atingiu os 1905. Foi a maior votação de todos os filmes a concurso.

O Festival Internacional de Turismo ART&TUR e o Jornal O Turismo PT tiveram a decorrer a votação online dos filmes a concurso.
Pedimos que coloque o seu gosto nas páginas do Facebook dos mesmos.

RIU Hotels & Resorts

Amsterdam City Card

Etihad Airways

Actualidade