Director do ART&TUR descarta responsabilidade da Programação Cultural do Festival

Director do ART&TUR descarta responsabilidade da Programação Cultural do Festival
Divulgação

O Festival ART&TUR, para além de muitos filmes de turismo, tem um programa cultural, com artistas de fora da região. Sobre a questão e a razão da escolha o director do Festival diz para "perguntar à Câmara Municipal de Viseu, que é co-organizadora".

 

Sem discriminar nenhum artista que conste no programa do festival: Orquestra Filarmónica Portuguesa e o DJ Moulinex, como meio de comunicação e Jornal Oficial do Festival ART&TUR, não percebemos o motivo da escolha de artistas que não são da região. Uma vez que o principal patrocinador é o Turismo Centro de Portugal, acrescentamos que nenhum dos artistas é de um concelho da zona Centro.

No entanto referimos como exemplo o nativo Zé Manel, assim como a banda Fingertips. Ao que o Jornal O TURISMO PT, apurou nem o artista nem a banda foram contactados, embora tenham ambos disponibilidade para esse dia.

O director, Francisco Dias, respondeu-nos que a autarquia "tem precisamente como principal responsabilidade o 'pelouro' do Programa Cultural". No entanto como responsável máximo do evento não foi levado em conta o pormenor dos artistas e da relação que possam ter com o Festival ou com a zona centro.

Apenas acrescentou uma novidade ao programa: "no dia 25, actuará a orquestra Filarmónica das Beiras".

Uma vez que á hora que recebemos a informação, de Francisco Dias, já não era possível contactar a autarquia. conseguimos apurar  junto de uma fonte da mesma, estes concertos já tinham sido agendados para antes da pandemia. Por esse motivo decidiram remarcá-los para dia 22 de Outubro, para todos os que pretendam assistir. Ou seja os concertos, embora façam parte do Programa Cultural do Festival ART&TUR Viseu 2020, são um 'aproveitamento' de espectáculos que a Câmara de Viseu tinha 'na gaveta'.

Como co-organizadora do evento, deveria ter mais atenção ao facto de existirem artistas de outros países, para ouvirem músicos nacionais. temos também de referir que a escolha do programa dos 250 anos da morte do compositor alemão Beethoven pela Orquestra Filarmónica Portuguesa, é positiva.

O programa cultural tem ainda visitas guiadas no Centro Histórico de Viseu, nos dias 22 e 23 de Outubro, entre as 14:00 e as 18:00, em que os interessados deverão fazer pré-inscrição através do email turismo@cmviseu.pt.

#EstamosON

Corona - Covid19

Subscreva a newsletter oturismo.pt
captcha 

Actualidade