Lançado em Nova Iorque, no ano passado é um festival que reunirá em Lisboa em Novembro, autores, editores, jornalistas e críticos literários lusófonos.
De 13 a 16 de Novembro, o Lisboa Pessoa Hotel, o local onde funcionou a Tipografia do Comércio, que, em 1915, imprimiu a revista Orpheu, no Chiado, será palco da sessão portuguesa de The Pessoa Festival.
O programa começa com um percurso a pé por cafés, livrarias, ruas e moradas que são referência na vida e na obra de Fernando Pessoa.
Seguem-se debates, uma roda amadora de leitura de trechos de obras de autores de língua portuguesa, encerrando com “uma sessão meio conversa, meio pocket show entre escritores que cantam.”
Durante o festival será lançado o livro The Picture Alive: New Writing in Portuguese, com textos de autores que participam nos debates.
Entre eles, contam-se os portugueses Djaimilia Pereira de Almeida e João Luís Barreto Guimarães, o moçambicano Lucílio Manjate e os brasileiros Ana Kiffer, Alexandre Vidal Porto, Caroline Rodrigues e Estevão Azevedo.
A antologia bilíngue (inglês-português) celebra os “dois anos de parceria de troca de conteúdo entre a Revista Pessoa e a Words Without Borders.”
Além dos autores publicados na antologia, o evento reúne várias figuras do meio literário lusófono, entre escritores, editores, jornalistas e críticos, como Abel Barros Baptista, Alexandra Lucas Coelho, Andrea Zamorano, Clara Rowland, Eunice Relvas, Isabel Lucas, João Pedro Azul, Leonardo Tonus, Luca Argel, Margarida Vale do Gato, Matilde Campilho, Nuno Artur Silva, Pedro Meira Monteiro, Ricardo Marques e Telma Tvon.
A proposta inclui também a discussão de traços e tendências da literatura contemporânea produzida em língua portuguesa.
Outros temas em debate são a importância das revistas literárias para a formação e consolidação de leitores e as conexões entre Portugal, Brasil e os PALOP no campo cultural.
O evento é um desdobramento do The Pessoa International Literary Festival, organizado pela revista Pessoa, em parceria com a Words Without Borders – WWB e Columbia University School of the Arts, em novembro de 2018 em Nova Iorque.
Com curadoria de Mirna Queiroz, editora da Pessoa, e Eric M. B. Becker, tradutor e editor da WWB, o Festival promoveu encontros entre autores e críticos brasileiros e norte-americanos, como Paul Beatty, John Keene, Rivka Galchen, Leslie Jamison, Andy Tepper e Susan Bernofsky e Estevão Azevedo, Caroline Rodrigues, Alexandre Vidal Porto, Isabel Lucas e Roberto Taddei.
O objectivo foi elevar “o reconhecimento da literatura de língua portuguesa no mercado editorial anglófono.”
Este é o quinto evento de difusão da literatura de língua portuguesa organizado pela revista Pessoa fora do Brasil, onde a revista foi fundada.
Além de Nova Iorque, a revista Pessoa já levou escritores para apresentações em Lisboa, Bruxelas, Paris, Boston e nos Emirados Árabes Unidos.
Para a sessão portuguesa, a aposta da organizadora, Mirna Queiroz, “é numa ampla conversa para que possamos nos conhecer melhor, trocar ideias, abrir novas possibilidades de ações conjuntas em torno da força e da beleza das nossas literaturas”.
A iniciativa tem o apoio do Lisboa Pessoa Hotel, “no âmbito do seu projecto de valorização do património literário pela rota do turismo.”
A programação:
Dia 13 – quarta-feira
Circuito literário
Das 16:30 às 18:00. Ponto de encontro. Recepção do Lisboa Pessoa Hotel
A Lisboa de Fernando Pessoa. Percurso a pé por cafés, livrarias, ruas e moradas que são referência na vida e na obra do poeta.
Orientado por Fabrizio Boscaglia
Mesa 1 –18:00
Quadro Vivo
Uma mesma língua, com suas variações; vozes, caminhos e paisagens literárias múltiplas. As marcas da literatura contemporânea de Língua Portuguesa.
Alexandre Vidal Porto
Djaimilia Almeida Pereira
Estevão Azevedo
Moderação: Maria Cantinho
Dia 14- quinta-feira
Mesa 2, 18:00
Um Rio chamado Atlântico
Uma visão cultural da experiência vivida nas esquinas entre Portugal, Brasil e
África ao longo de cinco séculos.
Alexandra Lucas Coelho
Matilde Campilho
Nuno Artur Silva
Tatiana Salem Levy
Moderação: Mirna Queiroz
Mesa 3, 19:15
Estrada Aberta
Fernando Pessoa e Walt Whitman: irmãos em universo? A influência do poeta norte-americano sobre o português como ponto de partida para a discussão sobre as relações entre a literatura de língua portuguesa e a anglófona nos dias de hoje.
Isabel Lucas
Margarida Vale do Gato
Moderação: Fabrizio Boscaglia
Dia 15 – sexta-feira
Mesa 4, 18:00
Salve o leitor
Um viva e um alerta. O que será do leitor, essa figura enigmática, sem as revistas literárias? Da revista Orpheu à Pessoa, do impresso ao digital: a importância dos cadernos literários para a mediação e formação de novos leitores. Perspectivas históricas e desafios da actualidade.
Eunice Relvas
João Pedro Azul
Ricardo Marques
Moderação: João Pereira de Matos
Mesa 5, 19:15
Escrevendo o nosso tempo
A urgência da escrita em tempos sombrios. Abordagens políticas e estéticas da representação do contemporâneo na ficção.
Ana Kiffer
Caroline Rodrigues
Leonardo Tonus
Lucilio Manjate
Moderação: Isabel Nery
Dia 16 – sábado
Navegar é preciso, 16:00
Um convite para que leitores leiam trechos preferidos de obras de autores de língua portuguesa em barco atracado na Doca de Santo Amaro.
Coordenação: Andrea Zamorano
Sujeito à lotação. Inscrição pelo e-mail: redacao@revistapessoa.com
Mesa 6, 18:00
A Língua no meio do caminho
Diálogos possíveis. Pesquisa e crítica literária no terreno comum, mas movediço, das literaturas de língua portuguesa.
Abel Barroso Baptista
Clara Rowland
João Barreto Guimarães
Pedro Meira Monteiro
Moderação: Ana Sousa Dias
Encerramento, pelas 19:00
Um poema e um violão
Uma conversa com o poeta e músico brasileiro Luca Argel e a rapper e escritora angolana Telma Tvon permeada por música.
Moderação: Joana Gorjão Henriques.
Entrada Livre – sujeito à lotação
Local: Lisboa Pessoa Hotel, pisos 0