Festival do Atum “Almadrava” regressa ao Eco-hotel Vila Galé Albacora, em Tavira

por: Zita Ferreira Braga

Com entrada gratuita, o Eco-hotel Vila Galé Albacora, em Tavira, realiza de 26 a 28 de Abril a 6ª edição do Festival do Atum “Almadrava”.

 

Tendo como objectivo manter viva a história desta unidade hoteleira, resultante da reabilitação do antigo Arraial Ferreira Neto, esta iniciativa inclui, no sábado, uma visita guiada por um antigo morador, “que contará estórias dos tempos em que a pesca do atum era o único sustento das famílias que habitavam neste local.

Outro ponto alto da programação será a demonstração da desmancha do atum – ou ‘arte de ronquear’ – em parceria com a Confraria do Atum de Vila Real de Santo António, seguida de uma prova de vinhos Santa Vitória.


A exposição “Mundos Líquidos” do fotógrafo Paulo Viegas, a apresentação do espólio fotográfico da Companhia de Pescarias do Algarve, visitas ao núcleo museológico dedicado à pesca do atum existente no hotel e a exibição do filme “Almadrava” são outras das atrações do festival.
Paralelamente, decorre uma mostra de artesanato com a participação de associações e artistas locais.

Preenchendo o fim de semana, há diferentes momentos gastronómicos dedicados ao atum e aos sabores do mar.

Por exemplo, sábado decorre o jantar buffet Almadrava, com um custo de 25 euros por pessoas com bebidas incluídas e no domingo, o almoço integra uma mostra gastronómica dedicada aos pratos típicos da região, por apenas a  19€ por pessoa, com bebidas incluídas. As crianças até aos até aos seis anos não pagam e dos sete aos 12 têm 50% de desconto.

RIU Hotels & Resorts

Amsterdam City Card

Etihad Airways

Actualidade