Conan Osiris: ou se ama ou se odeia

por: Zita Ferreira Braga

No entanto, amado ou odiado, Conan Osiris venceu sábado passado o Festival da Canção e é ele e o seu Telemóvel, partido que representarão Portugal em Telaviv.

Conan Osiris, de seu nome Tiago Miranda, vencedor do festival da Canção 2019, chegou à sala da conferência de imprensa do Portimão Arena, conhecedor da vitória um pouco atordoado.
Natural este estado de descrença, embora a desde a semi final, a segunda, a sua vitória, fosse um dado quase adquirido.

Mas Tiago Miranda, um profissional com muito respeito por si e pelos outros que com ele disputaram a ida a Telaviv, foi respondendo aos jornalistas de forma simples mas muito assertiva
e sobretudo consciente da responsabilidade de representar Portugal num certame que envolve a música ligeira de quase toda a Europa e não só. Pensamos que Israel ainda não pertence ao continente Europeu.

Conan Osiris foi uma vencedor que não se assimiu como tal, dada a simplicidade com que falou sobre a sua vitória e a responsabilidade que tem nos ombros.
Parecendo esquecer que foi o mais votado do júri, (só o Algarve não lhe deu os 12 pontos) e do público Conan Osíris não pareceu dar grande importância ao facto não deixando no entanto de revelar a preocupação por um fardo que era pesado.

No entanto foi dizendo “agora vim a Portimão, que era mais perto, depois vou a outro sítio, vamos ver o que dá, nem sei se para a semana estou cá ou não”.
E Tiago Miranda resolveu extrapolar a sua angústia com uma frase “Estou visivelmente burro”. E lembrou que embora vencedor, “ É legítimo que haja pessoas que não estão satisfeitas por eu ganhar, mas…”

Mas como o cansaço já se fazia notar,e a última semana foi de quase exaustão

Reiterando que precisava de descansar, porque na última semana não o conseguiu fazer, o cantor de “Telemóveis” relatou que as memórias que tem da Eurovisão passam sobretudo pelas últimas duas edições, em que os representantes nacionais foram Salvador e Luísa Sobral e Cláudia Pascoal e Isaura. O cantor quis, no entanto, deixar uma palavra à cantora Tonicha pela canção que levou ao Festival da Eurovisão em 1971, “Menina do Alto da Serra”, de que é fã:

E disse:    Fiz um post sobre isso [canção da Tonicha]. Para mim é genialidade pura em termos de orquestração, música, letra e interpretação dela. Embora seja bastante antiga é uma coisa perfeita para mim."

Mídia

RIU Hotels & Resorts

Amsterdam City Card

Etihad Airways