Gastronomia de Bordo em 15 restaurantes de Ílhavo

por: Zita Ferreira Braga

De 14 a 18 de Novembro, a Gastronomia de Ílhavo vai ser dinamizada pelo  Festival Gastronomia de Bordo, uma proposta do respectivo município.


Festival de Gastronomia de Bordo é um evento que transporta para os dias de hoje “a gastronomia, sabores e costumes tradicionalmente produzida a bordo das embarcações de pesca longínqua, costeira e lagunar com a mentoria da chef Patrícia Borges, docente na Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar e chef nacional especialista em peixe”.


Dividido em três momentos, este festival apresenta as particularidades locais e as dimensões colectivas, numa oportunidade para a degustação dos paladares marítimos, que teve início, em Outubro, em Peniche e que terminará, em Dezembro, na Murtosa.

O programa de 14 a 18 de Novembro é constituído por actividades que têm como objectivo “relembrar a história e tradição da região na pesca ao bacalhau em locais longínquos, nomeadamente nos mares frios do Atlântico Norte.

Considerada a Capital Nacional do Bacalhau, Ílhavo, e os 14 restaurantes aderentes mostrarão as refeições que eram servidas a bordo dos bacalhoeiros, normalmente com as partes consideradas menos nobres do bacalhau.
É o caso do samos, das caras, das línguas e da chora, uma sopa confeccionada com cabeças ou caras de bacalhau.

Nos três dias dedicados à gastronomia de Bordo haverá ainda tempo para realizar visitas gastronómicas e históricas orientadas por especialistas dos sabores e da história da região.

A primeira visita está agendada para as 18:30 do dia 14 e consiste num passeio orientado, de bicicleta, à Costa Nova do Prado, sendo o ponto de encontro no Cais Criativo Costa Nova.
Trata-se de uma visita gratuita que apenas necessita de inscrição prévia, com a Organização a disponibilizar bicicletas.

No dia seguinte o ponto de encontro será pelas 17:30m no Porto de Pesca Costeira, na Gafanha da Nazaré e será feita uma visita pedestre à Lota e às restantes instalações da Docapesca, no Porto de Pesca Costeira.
Neste caso a visita implica a inscrição e o pagamento de 5 euros/pessoa.

Na sexta-feira, dia 16, os visitantes poderão fazer uma visita orientada, desta vez a pé, ao centro de urbano de Ílhavo. O ponto de encontro está marcado para as 18:15 no Largo da Igreja Matriz e implica o pagamento de de 5 euros/pessoa.

As visitas gastronómicas estão agendadas para o fim-de-semana. No sábado pelas 15:00 terá lugar um passeio orientado de bicicleta aos estaleiros Delmar Conde e Carmonáutica, com um custo de 8 euros/pessoa.
O ponto de encontro será no Largo da “Bruxa”, na Gafanha da Encarnação, pelas 15:00.


O último passeio tem como temática as viagens de sabores e de bacalhau e consiste numa visita orientada náutica e pedestre ao porto de pesca costeiro e a empresa de transformação alimentar do bacalhau – Bacalhau Barents, com degustação preparada pelo chef Ricardo Marques (Montebelo Vista Alegre Ílhavo Hotel).
O inicio está marcado para as 10:00, no Miradouro do Forte da Barra, na Gafanha da Nazaré e tem um custo de 15 euros/pessoa.


Lista dos restaurantes aderentes: A Praia do Tubarão, Bela Ria, Canastra do Fidalgo, Cantina Bar da Lota, Duna do Meio, Estrela do Mar, Maradentro, Marisqueira Costa Nova, Marisqueira da Barra, Montebelo Vista Alegre Ílhavo Hotel, O Gafanhoto, O Navegante, Salsus e Traineira.

RIU Hotels & Resorts

Amsterdam City Card

Etihad Airways

Actualidade