A aproximar-se do fim, o Food Love Fest chega em grande ao Ribatejo, com oito eventos imperdíveis, que é como quem diz, oito menus de comer e chorar por mais.
No dia 28 o chef Rodrigo Castelo faz as honras da casa no Ó Balcão e recebe o Gil Fernandes, da Fortaleza do Guincho, em Cascais, e uma convidada internacional muito especial, a jovem chef espanhola Maria Gomez, que conquistou a primeira estrela Michelin para Cartagena (Murcia) com o seu restaurante Magoga. Juntos, vão celebrar não só a gastronomia ribatejana, mas também as pontes que nos unem ao país ‘irmão’. Aliás, Santarém está literalmente em festa, a receber também por estes dias a Gala de entrega dos Sóis, do Guia Repsol 2025. Sob o mote "O sol nasce em Santarém", a primeira edição da Gala em território nacional terá lugar a 07 de Abril, no Convento de São Francisco, na cidade ribatejana, destacando o dinamismo da restauração portuguesa.
No dia 29, começamos com dois almoços, em Rio Maior: na Alquimia do Sabor, com o chef anfitrião Leonardo Santos a receber Lucas Selva, e na Mercearia 41, com a chef da casa, Beatriz Simões a receber Nuno Oliveira. À noite, ainda em Rio Maior, o chef anfitrião Tiago Gaspar, da Taberna 1865, tem como convidados Miguel Marques e David Correia. À mesma hora, em Santarém, no Oh Vargas, a chef Juliana Correia recebe Carlos Torres, enquanto que no Pátio da Graça, Rafael Duarte atira-se para um menu a seis mãos com Filipe Pina e Paulo Alves. Com ingredientes locais, vinhos e azeites regionais sobre a mesa, razões não faltam para sair de casa.
No domingo, dia 30, termina com mais dois grandes almoços: no Deselegante, em Santarém, com os chefs Rui Lima, o anfitrião, e Rafael Duarte, e no Craveiral, em Odemira, com o chef Anfitrião Sunil Chhetri a receber André Magalhães, da Taberna da Rua das Flores.
Mas o programa não fica por aqui. Cinco e seis de abril marcam o encerramento desta segunda edição do Food Love Fest, o maior festival de gastronomia nacional - que este ano operou em 19 localidades e 39 restaurantes diferentes, ao longo de sete fins-de-semana consecutivos, mobilizando dezenas cozinheiros de todo o país para uma imersão nas gastronomias do Alentejo e do Ribatejo.
A 05 de Abril, começa com um almoço em Sines, no Volta do Mar, onde o chef David Proença vai receber o Daniel Costa e a Noélia Jerónimo. À noite, será em Elvas, ao Inevitável, onde André Carmo e Pedro Gaspar se juntam ao anfitrião, o chef Alberto Muralhas para um menu a seis mãos.
No sia seguinte, 06 de Abril, o grande encerramento do Food Love Fest 2025 fica a cargo do chef Carlos Teixeira e de toda a equipa do Esporão, em Reguengos de Monsaraz. E os convidados? Uma verdadeira constelação de estrelas: Henrique Sá Pessoa, Diogo Formiga, Gil Fernandes, André Cruz, Óscar Geadas, Rita Santos e Paulo Morais. Será, certamente, um dos grandes momentos deste festival, com um almoço muito informal mas com muitas surpresas e um nível de cozinha que promete tudo o que se espera dele.
Jornalista