Melhores chefs em Santarém para “Sabores e Saberes”

por: Zita Ferreira Braga
Melhores chefs em Santarém para “Sabores e Saberes”
Divulgação

Santarém vai receber os melhores chefs portugueses que participam no evento “Sabores e Saberes-40 anos de História”



Chefs José Avillez, Rui Paula, Vitor Matos, Miguel Gameiro, Rodrigo Castelo e Filipe Pina participarão no evento que tem como objectivo promover a cozinha escalabitana, quando se festeja o 40.º aniversário do Festival Nacional de Gastronomia de Santarém.

O evento integra também provas de vinho, momentos musicais protagonizados por Herman José, Miguel Gameiro e os Três Bairros, e muitas outras actividades.

No âmbito do “Programa da Celebração dos 40 anos do Festival Nacional de Gastronomia de Santarém”, acontece o evento “Sabores e Saberes – 40 anos de História”.

De 15 a 25 de Outubro na Casa do Campino e na Restauração Local o património Gastronómico Português será o palco principal deste evento que este ano substitui a realização do Festival Nacional de Gastronomia

Deste modo todos os dias, os Restaurantes, que ao longo das últimas décadas têm participado no Festival Nacional de Gastronomia de Santarém, “vão confecionar os seus pratos nos Restaurantes locais de Santarém, colocando à disposição de toda a população a possibilidade de provar a Gastronomia Nacional na Restauração Local”.

Os “Jantares Sabores e Saberes” trarão ao evento, pratos confecionados pelos “Chefs José Avillez, um dos 100 melhores do mundo, Rui Paula, com duas estrelas Michelin, Vitor Matos, premiado nacional e internacionalmente, tendo também com uma estrela Michelin, Miguel Gameiro, Chef e Cantor, e Rodrigo Castelo e Filipe Pina, conhecidos Chefs de Santarém, que conquistaram diversos prémios nacionais ao longo dos últimos anos”.

Herman José participará com uma demonstração Gastronómica com o Chef João Correia, “abrilhantando o evento com a sua boa disposição”.

     

Do evento constarão vários momentos musicais que incluem actuações de Herman José, Miguel Gameiro e os Três Bairros.

Terão lugar duas conferências sob os seguintes temas: “Gastronomia e vinhos: provar, beber e entender” e “Jornalismo especializado: da mesa à notícia”.

O Presidente da Câmara Municipal de Santarém, Ricardo Gonçalves, refere que “Santarém é há 40 anos o palco privilegiado da gastronomia portuguesa. Este evento vem reforçar a estratégia do Município de afirmar Santarém como Capital Nacional da Gastronomia”.


João Leite, Presidente do Conselho de Administração da Viver Santarém, que organiza o evento, destaca que “o Sabores e Saberes irá ter um importante impacto na economia local, contribuindo para a valorização e afirmação do Concelho de Santarém no contexto nacional e internacional”.


O evento terá uma forte componente digital com transmissões on-line de todas as iniciativas. As medidas de segurança serão uma prioridade. O Plano de Contingência aprovado para o evento prevê uma redução substancial da lotação, bem como, a implementação de medidas que visam atribuir segurança e conforto.


A organização conjunta entre o Município de Santarém e a Viver Santarém mobilizou a concretização de parcerias que permitem a realização deste evento, onde se destacam: a Entidade de Turismo Alentejo Ribatejo; Repsol Gás Portugal; Grupo Nov; Águas de Santarém; Delta Cafés; Bom Sucesso – Orivárzea; Estrela Dam; os Vinhos do Tejo; a Companhia Portuguesa; direct Wine – clickàporta e o ISLA – Santarém. 

O Programa do Evento pode ser visto na totalidade em www.viversantarem.pt  .

RIU Hotels & Resorts

Amsterdam City Card

Etihad Airways

Actualidade