Dois municípios espanhóis pedem encerramento de fronteiras com Portugal

por: Zita Ferreira Braga

Autarcas de Villanueva del Fresno e Valencia del Mombuey assinaram carta conjunta pedindo o encerramento de fronteiras com Portugal

Devido ao surto de Covid 19 que invadiu Reguengos de Monsaraz autarcas de Villanueva del Fresno e Valencia del Mombuey, na província de Badajoz, “pedem o encerramento das fronteiras na região e a criação de protocolos de saúde transfronteiriços”


Os municípios de Villanueva del Fresno e Valencia del Mombuey, na província de Badajoz, em Espanha, “enviaram uma carta ao delegado do governo espanhol na Extremadura em que solicitam o encerramento de fronteiras com Portugal na área desses concelhos junto ao Alentejo”. O surto de Reguengos de Monsaraz e o surgimento de novos casos de Covid-19 na região espanhola determinou esta decisão.


"Solicitamos que os procedimentos para o encerramento das fronteiras e passagens de fronteira no nosso município sejam iniciados com urgência, permitindo apenas a passagem para os trabalhadores transfronteiriços que, por força maior, precisam de fazê-lo diariamente, até que seja estabelecido um protocolo transfronteiriço para o controlo da Covid-19 nas áreas limítrofes", lê-se a carta que os autarcas Ramón Díaz Farías (Villanueva) e Manuel Naharro Gata (Valência) enviaram a Yolanda García Seco, delegada do governo espanhol na Extremadura.

Os dois autarcas, na referida carta, pedem ainda que seja elaborado um "protocolo de saúde pública transfronteiriço, bem como a adoção de quaisquer medidas necessárias para o controlo e isolamento da Covid-19".


Embora não expressem claramente a expressamente, a razão do pedido dos dois autarcas, o surto que se tem desenvolvido no município português de Reguengos de Monsaraz terá contribuído para esta solicitação.

Os dados mais recentes indicam que 16 pessoas morreram nesta localidade do Alentejo, situada a 35 quilómetros de Villanueva, e outras 131 ainda estão infectadas com o vírus.

Assim e perante esta situação que parece ter-se agravado uma vez que os edis dos municípios espanhóis “afirmam que nos últimos dias testemunharam o surgimento de diferentes surtos e de novos casos positivos em ambos os lados da fronteira entre Extremadura e Alentejo”.

Continuando afirmam "Acreditamos ser necessário padronizar protocolos de ação de saúde pública nesses locais. Em algumas partes do país a mobilidade das pessoas está a ser limitada quando há apenas cem casos, devemos pensar em algo semelhante na nossa área de fronteira", apontam.


As fronteiras entre Portugal e Espanha foram reabertas a 01 de Julho após um longo período de encerramento devido à pandemia, com os governos dos dois países a assinalarem a reabertura precisamente nesta região, em Elvas e na província de Badajoz.

RIU Hotels & Resorts

Amsterdam City Card

Etihad Airways

Actualidade