Espanha. Suspensas ligações aéreas, ferroviárias e restringidas as terrestres

por: Zita Ferreira Braga
Espanha. Suspensas ligações aéreas, ferroviárias e restringidas as terrestres
Global

A partir das 23:00 desta segunda-feira, passam a existir somente nove pontos de fronteira terrestre, estando a partir de agora canceladas as ligações aéreas e ferroviárias com Espanha.

Eduardo Cabrita, ministro da Administração Interna anunciou na tarde desta segunda feira, que serão suspensas ligações aéreas e ferroviárias com Espanha.
Quanto às fronteiras terrestres as mesmas poderão ser atravessadas apenas em nove pontos onde haverá controlo sanitário.

Estas medidas entram em vigor pelas 23:00 de hoje (24:00 em Espanha) e prevê-se ainda, como garantiu Eduardo Cabrita, que estes nove postos fronteiriços tenham controlos sanitários. "Será autorizada a circulação de veículos de mercadorias, de cidadãos nacionais ou residentes em Portugal", de pessoas que tenham de se deslocar para terem acesso "a cuidados de saúde" do outro lado da fronteira se for o caso e "a saída de cidadãos estrangeiros que residam noutros países da União Europeia".


Todas as deslocações "que não sejam de mercadorias nem de trabalho" estarão "a partir desta noite impedidas". Para garantir o cumprimento destas medidas, nas fronteiras estarão, em permanência, equipas dos Serviços de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) e ainda elementos das restantes forças de segurança.

O Governo determinou ainda a "suspensão do tráfego aéreo entre os dois países, a partir também do final do dia de hoje. É igualmente suspensa a ligação ferroviária, tal como as duas ligações fluviais regulares que existem, uma no Minho, outra no Algarve".


Com efeito, titulares de embarcações de recreio estarão simultaneamente impedidos de atracarem em marinas ou pontos similares no país. Estas restrições, vincou o ministro, "correspondem às regras europeias de gestão de fronteiras e integram-se nas orientações hoje aprovadas na reunião de ministros da Saúde e da Administração Interna".

Estas medidas deverão vigorar, pelo menos, "até ao dia 15 de Abril".
(Noticias ao minuto)

RIU Hotels & Resorts

Amsterdam City Card

Etihad Airways

Actualidade