Os turistas britnicos não notarão "qualquer alteração na experiência que têm em Portugal”

por: António Manuel Teixeira
Os turistas britnicos não notarão "qualquer alteração na experiência que têm em Portugal”
O Turismo . PT

O ministro da Economia afirmou, numa conversa com os jornalistas presentes na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), que os turistas britânicos “não notarão alteração na forma como são recebidos” em Portugal.

 

Pedro Siza Vieira referiu que em caso de ‘hard brexit’, Portugal incluirá medidas como a dispensa de visto de entrada no país, para os britânicos.
O ministro afirmou que “quando se quiserem deslocar a Portugal, não vão precisar de vistos de entrada, vão continuar a poder aceder por canais especiais, sem se confundirem com passageiros de países terceiros e vão continuar a beneficiar de serviços públicos, como se fossem cidadãos da União Europeia". Acrescentou ainda que "isto significa que, ao contrário do que poderá suceder noutros países, os turistas britânicos não notarão alteração na forma como são recebidos”.


O governante deu garantias que “tudo será criado para que os turistas do Reino Unido não sintam, apesar da saída do Reino Unido da União Europeia, qualquer alteração na experiência que têm em Portugal”, revelando que o Governo está já a “contactar os operadores turísticos e as agências de viagens dando conta das condições”, e prepara-se para lançar, na próxima semana, uma campanha explicativa.


Segundo Pedro Siza Vieira,“estamos, ao mesmo tempo, a fazer uma campanha intensa de promoção de Portugal, estamos a contactar os operadores turísticos e as agências de viagens dando conta das condições que temos e vamos ainda, na próxima semana, lançar uma campanha dirigida ao mercado do Reino Unido para mostrar aquilo que Portugal tem para oferecer”.


Para Siza Vieira, o ‘brexit’ pode “ter algum impacto” nos resultados turísticos nacionais, uma vez que “é o mercado que mais turistas gera para o nosso país”, sendo “particularmente significativo no Algarve e na Madeira”,
O responsável pela Economia Nacional salientou que “as alterações de circunstâncias podem ter algum impacto, mas o esforço de promoção e de simplificação administrativa visa mitigar esse impacto”, recordando que também existem “boas notícias”, como a reposição da “capacidade aérea no aeroporto de Faro, depois das falências de algumas companhias aéreas no ano anterior”.


Pedro Siza Vieira concluiu afirmando que em “Janeiro e Fevereiro, as chegadas de britânicos aos aeroportos nacionais ultrapassaram os 16% relativamente ao período homólogo do ano anterior. Portanto, isto significa que os britânicos retomaram o nível de crescimento que se tinha dissipado um pouco e vamos esperar, com confiança, para ver qual será o impacto”.

RIU Hotels & Resorts

Amsterdam City Card

Etihad Airways

Actualidade