A cerimónia dos Prémios BTL 2025, celebrando as entidades, empresas e personalidades que se destacaram na última edição, decorreu ontem no Parque das Nações.
O evento serviu também para o lançamento oficial da BTL 2026, que regressa entre 25 de Fevereiro e 01 de Março do próximo ano.
A última edição da BTL consolidou a sua posição como o principal palco de negócio e networking da indústria turística em Portugal, registando um número recorde de 82.000 visitantes. Este sucesso reflecte a ambição da feira em projectar o turismo português numa escala internacional, com um forte enfoque na inovação, sustentabilidade e nas grandes tendências do sector.
BTL 2026 com Novas Dinâmicas e Territórios em Destaque
Com o objectivo de reforçar a sua vocação como feira de referência na Europa e plataforma de tendências, a BTL 2026 introduzirá diversas novidades. Entre elas, destacam-se as sessões de pitch e inovação (TravelTech), o lançamento de uma nova aplicação para visitantes com experiência optimizada, e a criação da Green Zone, um espaço inteiramente dedicado à sustentabilidade.
Terá o Algarve como Destino Nacional Convidado e a Figueira da Foz como Município Convidado, reforçando o compromisso da feira com a promoção dos territórios nacionais.
O programa da próxima edição incluirá ainda debates e iniciativas em torno das principais tendências globais, como o nomadismo digital, as workations, o turismo inclusivo, a personalização com recurso a IA e dados, o slow tourism, a saúde mental e o turismo regenerativo. Serão mantidas as áreas temáticas de maior sucesso junto do público: BTL LAB, BTL Turismo Religioso, BTL Cultural, BTL LGBTI+, BTL Weddings, BTL Wellness e BTL Village.
O evento voltará a apostar no programa Hosted Buyers, em parceria com a TAP e o Turismo de Portugal, para promover encontros de negócio qualificados e impulsionar o sector a nível nacional e internacional.
A Gestora Coordenadora da BTL, sublinha: "depois do enorme sucesso da BTL em 2025, temos uma responsabilidade acrescida e um desafio ainda maior." Dália Palma afirma: "Em 2026, vamos reforçar o nosso compromisso com a inovação, com o objectivo de continuar a ser a maior plataforma de venda de férias do país e um motor de dinamização do negócio turístico."