A Entidade Regional de Turismo da Região de Lisboa (ERT-RL) marca presença na BTL com a assinatura de parcerias, provas de produtos locais e apresentações de itinerários culturais.
Carla Salsinha, presidente da Comissão Executiva da ERT-RL, diz que “a participação na BTL é uma oportunidade estratégica para a Região de Lisboa reforçar parcerias, expandir a sua presença no mercado e apresentar a diversidade da sua oferta turística a um público cada vez mais amplo”.
No dia 12 de março, às 10:00, tem lugar a sessão de inauguração do stand, com as boas-vindas de Carla Salsinha, a apresentação da "Rede Portuguesa de Turismo Industrial" e a assinatura de colaboração entre a ERT-RL e instituições aderentes à rede. De seguida, Jorge Humberto, director do Departamento Operacional da ERT-RL, apresenta os resultados turísticos da Região de Lisboa em 2024. A inauguração termina com uma degustação de ostras e vinhos, da autoria da “Ostras sobre Rodas” e do município de Setúbal.
No segundo dia é assinado um protocolo de cooperação entre a Universidade Lusófona e a ERT-RL que visa a colaboração em programas de formação, investigação e acções de desenvolvimento local, regional e nacional.
No mesmo dia, decorre também a Sessão Nacional das Estações Náuticas, onde se realiza a apresentação da Rede "Estações Náuticas de Portugal", a assinatura de protocolos de cooperação com federações desportivas e uma cerimónia pública de Certificação e Renovação das Estações Náuticas. A sessão de abertura deste momento conta com a presença de Carla Salsinha, Carlos Costa Pina, presidente do Fórum Oceano e Carlos Abade, presidente do Turismo de Portugal. Já a sessão de encerramento fica a cargo de Pedro Machado, Secretário de Estado do Turismo. Ainda no dia 13, a A2S - Associação para o Desenvolvimento Sustentável da Região Saloia apresenta o projecto "Lugares do Vinho", que visa impulsionar o turismo na Região Saloia – municípios de Loures, Mafra e Sintra - através da cultura da vinha e da produção do vinho.
Fruto da parceria existente, o Centro Nacional de Cultura marca presença no stand da ERT-RL com apresentação dos “Itinerários Culturais como produto turístico”, no dia 13, “O Caminho do Tejo por quem o percorre”, no dia 14 e “Lisboa: Comércio, Cultura e Turismo”, no dia 15.
Durante os cinco dias da BTL, a Fábrica da Coca-Cola, em Azeitão, promove, no stand da ERT-RL, a sua oferta de turismo industrial, dinamizando também um passatempo interactivo. Já a Associação da Rota de Vinhos da Península de Setúbal marca presença nos dias 12, 14, 15 e 16 de Março, proporcionando provas de vinhos e degustações de produtos regionais.
A participação na BTL é um pilar estratégico da ERT-RL para impulsionar a promoção turística da Região de Lisboa. Com um programa dinâmico e experiências envolventes, esta presença reafirma o compromisso da Entidade em fortalecer o turismo, atrair mais visitantes e consolidar Lisboa como um destino de referência.
Jornalista