FITUR: "Portugal, uma receita por escrever", nova campanha de promoção do destino

por: António Manuel Teixeira
FITUR: "Portugal, uma receita por escrever", nova campanha de promoção do destino
Turismo de Portugal

O Turismo de Portugal apresenta uma nova campanha de promoção do destino - "Portugal, uma receita por escrever", que destaca a gastronomia como expressão da história, cultura e tradição do país.

A campanha convida todos a explorar Portugal através dos sabores e experiências gastronómicas únicas. Dirigida ao público nacional e internacional, especialmente aos mercados de Espanha, Alemanha, Estados Unidos, França e Reino Unido, a campanha será divulgada em plataformas digitais, como Facebook, Instagram, YouTube e Connected TV.

Outro dos destaques que Portugal leva à FITUR é a arte, através da mais recente campanha do Turismo de Portugal “Portugal is Art”. Aqui celebra-se o país como destino de inspiração artística, relacionando artistas e património histórico-cultural. A campanha demonstra que em Portugal, a arte é vivida em toda a sua plenitude, do enoturismo, ao surf, da literatura à música ou à gastronomia, da contemplação à celebração. Cada momento no país é uma expressão de criatividade.

Através destas campanhas destacam-se alguns dos muitos ativos que fazem de Portugal um destino único. Com uma abordagem sofisticada e inovadora, o país reforça a sua posição como um dos destinos mais competitivos, seguros e sustentáveis do mundo.

 

Maior delegação de sempre na FITUR

A participação nacional ocupa uma área de 880 m2 e inclui as sete Agências Regionais de Promoção Turística (ARPTS) e 119 empresas. Adjacente ao espaço ocupado pelo stand do Turismo de Portugal existirá pela segunda vez uma área de 764m2 ocupada por diversas entidades nacionais (CIM, Municípios) que beneficiam da exposição agregadora gerada pela marca Destino Portugal.

Apresentações, workshops, provas gastronómicas e de vinhos, bem como demonstrações de tradições portuguesas são algumas das actividades programadas, com o intuito de reforçar a componente empresarial e dinamizar a participação nacional.

Tudo isto vai acontecer num espaço concebido para transmitir aos visitantes o bem-estar característico de Portugal enquanto destino turístico.

O Presidente do Turismo de Portugal, Carlos Abade, salienta que "a presença nacional na FITUR é fundamental para reforçar o nosso compromisso em afirmar o país como destino turístico sustentável, que respeita e valoriza o meio ambiente, as comunidades e as tradições, com vista a promover a atividade turística e a consolidação dos fluxos do mercado espanhol.”

 

Mercado espanhol consolida crescimento em 2024

De acordo com os principais indicadores de performance do mercado, entre Janeiro e Novembro de 2024, Espanha destacou-se como o terceiro mercado emissor em termos de hóspedes, com uma quota de 12,2% e terceiro em termos de dormidas, com uma quota de 8,8%, a seguir ao Reino Unido e Alemanha. Conheceu um aumento de 12,5% nas receitas turísticas face ao período homólogo, sendo o quarto mercado mais relevante neste indicador.

RIU Hotels & Resorts

Amsterdam City Card

Etihad Airways