Luís Montenegro anuncia um modelo de Inteligência Artificial criado para entender e gerar texto que pode ter inúmeras aplicações práticas, como no domínio do ensino ou das empresas.
O primeiro-ministro abriu a cimeira com um anúncio: "vai ser lançado um grande modelo de linguagem em português" no primeiro trimestre do próximo ano, de um "grande modelo de linguagem" em português (LLM - Large Language Model), que considerou "um passo crítico" que permitirá dar novas respostas em várias áreas. "Respostas inclusivas: dando a cada aluno um tutor educativo de inteligência artificial adaptado aos nossos currículos para o ajudar a compreender o mundo. Dando a cada cidadão o acesso aos serviços da administração pública de forma mais simples, mais direta e personalizada para responder às suas necessidades", disse.
No entanto, defendeu, tal permitirá "dar a cada empresa a oportunidade de projectar os seus serviços numa era de inteligência artificial também em português".
O chefe do Governo enalteceu as vantagens da localização geográfica de Lisboa, onde se faz "a ponte entre Europa, América e África".
"Aqui encontrarão um ambiente multicultural, aqui encontrarão séculos de história de respeito pela diversidade e sempre com foco no ecossistema da inovação", disse, afirmando que a cidade está disponível para acolher "o talento que vem de todo o lado".
Luís Montenegro assegurou que o Governo está empenhado em "aproveitar este triângulo virtuoso entre a ciência, o capital, o capital humano e o capital financeiro e o empreendedorismo" através de políticas públicas como a descida dos impostos ou a "guerra à burocracia".
O governante prosseguiu: "Queremos atrair e reter o talento, o talento mais jovem. Estamos a desenvolver políticas de estímulo à investigação científica e à inovação e a traduzir esse investimento em desenvolvimento económico e empresarial".
Quase a terminar a sua intervenção o líder do Governo apelou: "Peço-vos, é um pedido que vos faço, que combatam com todas as armas a manipulação e a desinformação".
Concluiu afirmando: "Vamos a isto! Let's do this! Keep up the great work and enjoy Portugal! (Continuem o bom trabalho e aproveitem Portugal)"
Na plateia, entre muitos convidados, estava Pedro Siza Vieira e Cristina Siza Vieira, mas também o Ministro da Economia, Pedro Reis que dedicará o segundo dia da Cimeira a visitar e conhecer as 'sartups' portuguesas.
Jornalista