O Presidente da Câmara Municipal de Lisboa lembrou o pedido feito na edição anterior para Lisboa ser Capital da Inovação da Europa e aconteceu.
O presidente da Câmara de Lisboa destaca a importância da Cimeira Tecnológica em Lisboa, distinção acompanhada de um milhão de euros, e que começou como uma história de “crença, disciplina e audácia”.
Carlos Moedas apelou na abertura da Web Summit para que quando concretizarem o seu sonho e atingirem o topo retribuam à sociedade, pois só assim a inovação "será sustentável".
O edil afirmou: “Essa é a verdadeira fonte secreta de inovação, meus amigos, é que se mantiverem o equilíbrio entre pessoas como vocês e a proteção das pessoas que são vulneráveis todos os dias, então têm inovação e isso é sustentável”. Considerou que essa é também “a história de Lisboa” e instou a que os participantes “depois de acreditarem”, de “terem disciplina” e “chegarem ao topo”, retribuam à sociedade.
Afirmou ainda: “Retribuam à sociedade, se não o fizerem a inovação não será sustentável. Por isso, continuem assim, desfrutem da cidade, e vamos fazer uma cidade de inovação social e inovação sustentável, ajudando as pessoas a melhorar”.
Carlos Moedas considerou: “A história de Lisboa, para chegar ao ponto de ser a Capital da Inovação da Europa, é um pouco como a história de muitos de vós”, notando que “ninguém acreditou” no sonho, justificando que “Lisboa é demasiado pequena” e “está demasiado longe dos grandes centros tecnológicos da Europa”, existindo quem lhe “chamasse louco”.
O autarca enumerou: “Três anos depois desta aventura, temos 14 empresas unicórnio que estão sediadas e têm escritórios na nossa cidade”, acrescentando que “alguns começaram com 10 pessoas e, actualmente, têm 300 pessoas” e que “mais de 70 empresas” juntaram-se às novas tecnológicas e “anunciaram mais de 14.000 postos de trabalho em Lisboa”.
No entanto, nem só de pequenas e médias empresas se faz esta história e Carlos Moedas deu como exemplos a construção de um ‘campus’ pela Deloitte ou a abertura da Fábrica de Unicórnios para a Inteligência Artificial (IA) da Microsoft em Lisboa.
Jornalista