Já iniciou a Web Summit 2024, mas num ambiente muito morno. A sala do Pavilhão Atlântico estava totalmente cheia, mas não foi por isso que se sentiu ambiente.
São esperados mais de 70 mil participantes e vão estar representadas três mil 'startups', tratando-se de um recorde. Serão mais de três mil micro-empresas de 160 países, que vão tentar, até quinta-feira, explorar oportunidades de negócios de mil investidores internacionais.
O tema central deste ano é "Onde o futuro vai nascer" e terá como foco principal a Inteligência Artificial (IA) e as alterações climáticas.
Pouco passava das 18:00 quando Paddy Cosgrave entrou em palco para dar inicio à edição deste ano, salientando: "É muito bom estar de volta", e anunciou que este ano há um "enorme recorde de `startups` fundadas por mulheres".
Referindo-se ao Verão de São Martinho, disse: "É realmente óptimo estar de volta" num Portugal "ensolarado" em Novembro, reiterou, depois de no ano passado aquela que é considerada uma das maiores `cimeiras` tecnológicas a nível mundial ter tido outra liderança. De recordar que Cosgrave se demitiu em 2023, devido a uma declaração sobre a guerra entre Israel e o Hamas.
O anfitrião afirmou: "Bem-vindas a todas as `startups que viajaram de todos os cantos do globo. Temos o maior número desde sempre em exibição no nosso evento", salientou Cosgrave, referindo que "há um aumento significativo de `startups` dos Estados Unidos e da América Latina, em particular do Brasil". Salientando que "temos um número recorde de 'startups' fundadas por mulheres, 44% das quase 3.000 'startups' expositoras nos próximos três dias são fundadas por mulheres, o que é absolutamente impressionante"
Recordou que na semana passada foi revelado o relatório de investimento Crunchbase, onde mostra que as `startups` em estágio inicial, que compareceram em 2023, arrecadaram mais de 750 milhões de dólares somente nos últimos 12 meses, "e esse número só está a aumentar".
Lembrou ainda: "Não se podem esquecer que, nos próximos três dias, quando estiverem a conhecer todas estas jovens `startups`, algumas delas vão transformar-se em incríveis histórias de sucesso no futuro".
Este último ano "foi uma jornada notável de altos e baixos", rematou.
Jornalista