Feira de São Pedro: "uma componente empresarial importante para a actividade turística"

por: Joana Quintas
Feira de São Pedro: "uma componente empresarial importante para a actividade turística"
CM Torres Vedras

A Feira de São Pedro, na Expotorres – Parque Regional de Exposições de Torres Vedras, contou com a presença do secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado.

Na sua intervenção, o secretario de Estado do Turismo referiu que a Feira de São Pedro apresenta "uma componente empresarial importante para a actividade turística, que é por excelência uma actividade desenvolvida pelo sector privado", citado pela Organização. Pedro Machado sublinhou a necessidade de “conciliarmos o crescimento da actividade turística com a componente de desenvolvimento do território e, sobretudo, com o grau de satisfação das comunidades que recebem turistas”, num ano em que Portugal vai passar os 30 milhões de turistas internacionais.

Há mais de sete séculos que a Feira de São Pedro contribui para a construção da nossa identidade, como uma mostra da produção e comércio locais, mas também como ponto de encontro”, referiu na ocasião a presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, destacando a importância do certame para o desenvolvimento do território.  No ano em que se comemoram os 50 anos do 25 de Abril, a exposição apresentada pela Câmara Municipal, Torres Vedras: 50 anos de Democracia, “faz uma retrospectiva destas cinco décadas e do progresso que este território registou ao longo do tempo”, referiu Laura Rodrigues.

O presidente do Conselho de Administração da Promotorres, Rui Penetra, referiu que o evento é o maior agroindustrial da região oeste e é considerado uma dos maiores generalistas do país, acrescentando que “tal reconhecimento apenas é possível porque Torres Vedras e a região Oeste apresentam um forte tecido empresarial”. Neste âmbito, Rui Penetra explicou que no Pavilhão Multiusos é possível encontrar o espaço Vinho nas Linhas, numa parceria com a CVR Lisboa, e o espaço da Associação Interprofissional de Hortícolas do Oeste, “sectores de actividade tão identitários do nosso território”.

A edição de 2024 da Feira de São Pedro conta com 162 expositores, 30 feirantes de artesanato, 100 feirantes tradicionais, 26 divertimentos e jogos, cinco bares, cinco restaurantes e oito tasquinhas de associações torrienses.

RIU Hotels & Resorts

Amsterdam City Card

Etihad Airways