Conselho Mundial de Viagens e Turismo revela números recorde da Arábia Saudita

por: Ines Nunes

O país tem apostado no sector turístico com investimentos bilionários, e estabeleceu metas ambiciosas para 2030.

A Pesquisa de Impacto Económico (EIR) de 2024 do Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC) revelou um ano sem precedentes na Arábia Saudita, que se tem vindo a comprometer com a tentativa de se estabelecer como um grande destino a nível global. Fruto disto, o sector de Viagens e Turismo do país, que teve em 2023 um crescimento de mais de 32%, registou novos recordes na contribuição para o PIB (11,5%), empregos no ramo (mais de 2,5 milhões, quase um quinto das ocupações) e gastos dos visitantes (227,4 mil milhões de riais saudita, num aumento de quase 57%).

 

“Os dados mais recentes do WTTC fornecem mais provas do rápido sucesso que alcançámos na transformação da indústria do turismo da Arábia Saudita”, afirmou o Ministro do Turismo da Arábia Saudita e Presidente do Conselho Executivo do Turismo da ONU.

“O turismo é um pilar fundamental dos planos de diversificação económica da Visão 2030 do Reino e fizemos grandes progressos na promoção do investimento no sector - com mais de 800 mil milhões de dólares reservados até 2030”, prosseguiu Ahmed Al-Khateeb. A meta estabelecida para esse ano é a de atrair 150 milhões de turistas. Em 2023, a nação acolheu 100 milhões de visitantes.

"As extraordinárias conquistas da Arábia Saudita no ano passado marcam um momento crucial na sua jornada para se tornar um líder global do turismo”, disse Julia Simpson, presidente e CEO do WTTC.

“À medida que o sector continua a expandir-se, promete desempenhar um papel crucial no futuro económico diversificado do país, ao mesmo tempo que contribui significativamente para o desenvolvimento global de Viagens e Turismo”, acrescentou, destacando o “compromisso visionário do Reino” nesta área, que se verifica através de uma “fusão impressionante de património cultural e iniciativas turísticas inovadoras”.

O WTTC prevê que todos os factores avaliados continuem a crescer “a um ritmo acelerado” ao longo de 2024, podendo vir a desempenhar um papel de cada vez maior relevo na economia da nação. A contribuição do PIB está conjecturada para atingir os 498 mil milhões de SAR, e os empregos a alcançar quase os 2,7 milhões, com a criação prevista de mais de 158.000 postos. Os dados apontam ainda para que as despesas dos turistas internacionais cheguem aos 256 mil milhões SAR.

RIU Hotels & Resorts

Amsterdam City Card

Etihad Airways